O teste do pezinho é um dos exames mais importantes para detectar doenças em recém-nascidosEdilson Rodrigues/Agência Senado

Rio - A pandemia de covid-19 provocou uma redução de 10% na realização de testes do pezinho no estado do Rio de Janeiro em 2021, em comparação com 2020. No ano passado, foram feitos somente 191.942 exames, segundo dados da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae-Rio). Em celebração ao Dia Nacional do Teste do Pezinho, nesta segunda-feira (6), serão realizadas uma série de ações de conscientização. 
Na sede da Apae, no bairro da Tijuca, Zona Norte, haverá, a partir das 10h, apresentação de coral e dança, além de palestras sobre o tema, com a presença do governador do Rio, Cláudio Castro, e outras autoridades. Familiares e pacientes atendidos na instituição também participam do evento.
O teste do pezinho é feito com a coleta de uma gota de sangue do calcanhar do bebê e é fundamental para o diagnóstico precoce e tratamento de doenças raras. O resultado sai em apenas sete dias. O exame deve ser realizado entre o terceiro e quinto dia de vida do recém-nascido. Atualmente, a triagem detecta seis doenças, sendo elas hipotireoidismo congênito, hiperplasia adrenal congênita, fibrose cística, anemia falciforme e hemoglobinopatias, fenilcetonúria e deficiência de biotinidase.

Em maio do ano passado, entrou em vigor uma lei federal que amplia para 50 o número de doenças rastreadas pelo teste oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com a medida, o exame passará a abranger 14 grupos de doenças. A ampliação ocorrerá de forma escalonada e caberá ao Ministério da Saúde estabelecer os prazos para implementação de cada etapa do processo. Segundo a pasta, cerca de 14 milhões de brasileiros sofrem de doenças raras e 75% dos casos se manifestam na infância, o que reforça a importância do rastreamento precoce e início rápido do tratamento adequado.

"Apesar de já termos obtido inúmeros avanços quanto à conscientização sobre a necessidade da realização do teste do pezinho, a expansão de campanhas que abordem o tema ainda é muito necessária. Tanto a população em geral, quanto muitos profissionais de saúde sabem sobre a existência do teste de triagem, mas muitos desconhecem informações fundamentais como quais os testes detectados, qual o período indicado para a realização e como acessar esses resultados ou o que fazer diante de um resultado alterado. Essa desinformação prejudica a detecção e intervenção precoce das doenças incluídas no Programa Nacional da Triagem Neonatal, principal objetivo do teste do pezinho", alerta a endócrino-pediatra Helena Berbara, mestre em doenças raras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Segundo a especialista, que trabalha no atendimento aos pacientes da APAE Rio, o período recomendado para a realização do exame deve ser respeitado para aumentar a confiabilidade do resultado. Berbara explica que nas primeiras horas de vida, algumas enfermidades podem não ser detectadas ou serem de forma equivocada, aumentando a chance de resultados falsos positivos. "Se a coleta de sangue também for feita depois deste período, pode atrasar as intervenções e o tratamento específico, caso seja detectado algum problema", complementa a médica.
Cristo Redentor terá iluminação especial

Como forma de reforçar a importância da realização do exame, o Cristo Redentor vai receber iluminação especial. Entre às 18h e 19h do Dia Nacional do Teste do Pezinho, o monumento ficará lilás, cor símbolo da campanha.