Equipes foram atacadas a tiros por criminosos e PM ficou feridoReginaldo Pimenta

Rio - A Polícia Militar realizou uma operação, na manhã desta quinta-feira nos morros do São Carlos, Querosene, no bairro Estácio; Escondidinho e Prazeres, em Santa Teresa; todos localizados na Região Central do Rio. Durante a ação, segundo a PM, um militar foi baleado na mão e socorrido para o Hospital Central da corporação, onde recebe atendimento e apresenta-se estável.De acordo com a polícia, as equipes foram atacadas a tiros por criminosos e o PM acabou ferido no Morro dos Prazeres. Na Rua Barão de Petrópolis, um dos acessos à comunidade, um ônibus foi abandonado por criminosos bloqueando o fluxo da via. O coletivo foi removido do local e não foram encontrados feridos no seu interior.
Nos morros do São Carlos e Querosene, os agentes prenderam quatro suspeitos tentando fugir e apreenderam 170 invólucros de cocaína, 163 sacolés de maconha, 115 invólucros de crack, 22 sacolés de haxixe, 22 tubos de skank, três rádios comunicadores, um simulacro de pistola, 5.720 papelotes de crack, 630 papelotes de haxixe, 120 invólucros de crack e um artefato explosivo.
A PM informou ainda que a ação tem por objetivo desarticular movimentações e práticas criminosas de quadrilhas envolvidas em roubos de veículos na Tijuca e na Zona Sul da cidade. Houve registro de pelo menos três veículos blindados no interior das comunidades.
Nos morros dos Prazeres e Escondidinhos, dominados pela facção Comando Vermelho (CV), policiais militares da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) e da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Escondidinho/Prazeres estão atuando na operação. Já nas comunidades do São João e Querosene, dominadas pela facção Terceiro Comando Puro (TCP), são PMs do 4ºBPM (São Cristóvão), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e do Batalhão de Ações com Cães (BAC).
Impacto das operações
O prefeito Eduardo Paes cancelou a agenda que estava marcada para esta manhã no Morro do São Carlos. No entanto, a assessoria da prefeitura não revelou o motivo para essa mudança. Ele iria participar do lançamento do programa Pacto pela Juventude na comunidade, voltado para jovens entre 15 e 29 anos.
O projeto tem o objetivo de promover a transformação social em grupos de extrema vulnerabilidade por meio da disseminação de estratégias de participação social, liderança comunitária e cidadania. O evento também contaria com a presença da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
A Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que nove unidades escolares estão com as portas fechadas na região por causa das operações policiais. Os alunos estão tendo atividades realizadas de maneira remota. A medida de segurança segue o protocolo previsto e tem o objetivo de não expor funcionários e estudantes aos riscos.