Rio - Tomou posse na manhã desta terça-feira (14) o superintendente regional da Polícia Federal (PF) no Rio de Janeiro, Ivo Roberto Costa da Silva. Esta foi a quarta troca no comando da PF no Rio durante o governo Bolsonaro. A cerimônia, na Praça Mauá, Região Portuária da capital, foi realizada às 9h30 e contou com a presença do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, e do Diretor-Geral da PF, Márcio Nunes de Oliveira.
Ivo Roberto substitui Tácio Muzzi, que ficou por dois anos no cargo e também participou da cerimônia. O novo chefe da PF no Rio é considerado um nome técnico e tem experiência em combate ao tráfico de drogas. Ele estava como delegado da regional de Investigação e Combate ao Crime Organizado no Espírito Santo e também já comandou a Delegacia de Repressão a Entorpecentes da PF em São Paulo. Já Tácio Muzzi será adido da Polícia Federal no Peru pelos próximos três anos.
Muzzi foi nomeado em maio de 2020 após a saída do ex-ministro da Justiça Sergio Moro do governo. Moro havia denunciado tentativas de interferência do presidente na Polícia Federal do Rio. O ex-superintendente não estava entre os nomes defendidos por Bolsonaro para o posto e por isso sua nomeação acalmou os ânimos de quem se preocupava com uma intervenção na PF.
Antes, Muzzi havia sido delegado regional executivo no Rio por um ano, o segundo na hierarquia estadual.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.