PMs estão atuando na Cidade de DeusReginaldo Pimenta / Agência O Dia

Rio - Equipes da Polícia Militar estão em operação, na manhã desta segunda-feira, em pelo menos seis comunidades do Rio. Desde cedo os agentes ocupam as favelas do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, em Copacabana, na Zona Sul; Cidade de Deus, em Jacarepaguá, na Zona Oeste; Furquim Mendes e Dique, entre os bairros de Jardim América e Vigário Geral, na Zona Norte; e Bandeira Dois, em Del Castilho, na mesma região.
De acordo com a corporação, policiais da UPP estiveram nas comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo para reprimir e combater a ação de criminosos na região, relacionadas a tráfico de drogas, furtos, roubos e latrocínios.
Durante a operação, a equipe de patrulhamento do Batalhão de Ações com Cães (BAC)  apreendeu 411 pinos e cocaína, 315 trouxinhas de maconha, 32 tabletes pequenos de maconha, 31 frascos de cheirinho da loló, cinco sacolés de haxixe, 92 sacolés de crack, dois carregadores de pistola. Um indivíduo foi preso em posse de um revólver e munições. O suspeito, não identificado, é apontado como integrante de grupo de criminosos da Comunidade Nova Holanda, na Maré. Ocorrências encaminhadas para a 12ªDP (Central de Flagrantes).
Agentes do 18º BPM (Jacarepaguá), em conjunto com unidades do 2° Comando de Policiamento de Área (CPA), do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do Batalhão de Ações com Cães (BAC), atuaram na Cidade de Deus com o objetivo de evitar e reprimir a movimentação de grupos criminosos rivais que trazem instabilidade territorial à região, causada por disputas entre facções. As equipes em campo buscam prender criminosos, bem como a apreensão de armas e drogas.
Ao fazer incursão por área de mata e, após breve confronto, equipe do BAC localizou, com auxílio de cães farejadores, um saco preto contendo 1.500 papelotes de maconha, 134 frascos de loló, 350 pedras de crack e um revólver calibre 38. Ocorrência foi encaminhada para a 32ªDP (Taquara).
Nas comunidades Furquim Mendes e Dique, os policiais do 16º BPM (Olaria) atuaram para combater a ação de criminosos envolvidos com roubo de carga e automóveis que se abrigam na região; bem como recuperar veículos roubados e clonados que vêm sendo utilizados para a prática de crimes; além de retirar barricadas, verificar denúncias e cumprir de mandados de prisão. Oito automóveis que haviam sido roubados foram recuperados pelas equipes que atuaram na operação
A ação dos agentes do 3º BPM (Méier) na comunidade Bandeira Dois visava a prisão de criminosos, retirada de barricadas colocadas em vias públicas que impedem o direito de ir e vir dos moradores, bem como a circulação de veículos de empresas prestadoras de serviços.
Ainda não há registro de prisões, feridos ou apreensões.
Impacto da operação
A Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que 14 unidades escolares estão com as portas fechadas na região da Cidade de Deus, por conta da operação. Os alunos tiveram as atividades realizadas de maneira remota. A medida de segurança segue o protocolo previsto e tem o objetivo de não expor funcionários e estudantes aos riscos.
Já as escolas localizadas nas regiões do Cantagalo, Bandeira Dois, Furquim e Dique estão funcionando normalmente, sem alterações.