Os acusados atuavam em comunidades de Angra dos ReisDivulgação/Prefeitura de Angra dos Reis

Rio- O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou 28 pessoas envolvidas com o tráfico de drogas em Angra dos Reis, na Costa Verde Fluminense. O grupo integrava o Comando Vermelho, uma das maiores facções criminosas do Brasil. Os acusados atuavam nas localidades do Carmo, Peres, Frade, Caixa D'Água, Glória I, Glória II, Morro Santo Antonio, Bracuhy e Sapinhatuba, entre outras.
Segundo o MPRJ, ao longo da investigação, foi possível compreender a atuação das lideranças e a divisão de funções dentro da associação criminosa. A denúncia ressalta que os crimes do grupo não se resumiam ao comércio de drogas, mas também a delitos violentos e patrimoniais para sustentarem o controle de áreas.
Eles recrutavam adolescentes para funções subordinadas e mais expostas ao risco, como "olheiro", que a vigia a entrada do morro para ver se há entrada de polícia ou inimigos; "vapor", que cuida da venda das drogas dentro da boca; e "avião", responsável pela venda das drogas para as pessoas que vão comprá-las no morro.
Ocupavam postos de chefia em diferentes comunidades os denunciados Leonardo Silva, Jorge Fabricio, Bruno de Almeida, Jacson Lima e Willemsen Luiz. Abaixo deles, mas com funções de gerência, figuram Isaquiel Rodrigues, Felipe Henrique, Pablo Miguel, Marco Thomaz, Marcos Alex, Jefferson Pereira e Jéssica da Silva. Os outros dezesseis suspeitos ocupavam postos inferiores na hierarquia.
Todos eles irão responder pelo crime de associação para o tráfico. A denúncia foi recebida pela Vara Criminal de Angra dos Reis e a ação realizada por meio do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ).