Ciep foi inaugurado no bairro Jardim Primavera, em CaxiasDivulgação

Rio - O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), inaugurou, nesta sexta-feira, o novo Ciep E-Tec 035 Marechal Henrique Teixeira Lott, no bairro Jardim Primavera, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A unidade é a primeira das 50 Escolas de Novas Tecnologias e Oportunidades (E-Tec), que vão modernizar a estrutura física e pedagógica dos Centros Integrados de Educação Pública, os Ciep’s, na capital e no interior do estado do Rio de Janeiro, beneficiando 24 mil estudantes.
A medida faz parte do pacote de investimentos do governo para melhorar a qualidade do ensino público fluminense. Somente este ano, foram destinados R$ 620 milhões para construção e reforma das unidades escolares.
As inovações tecnológicas implantadas na escola de Duque de Caxias vão atender 678 estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Neste primeiro ano, a educação será em tempo integral para os alunos do 6º ano, que terão aulas no contraturno de artes, ecologia, games, robótica, entre outras. A ampliação da carga horária será estendida aos demais anos a partir de 2023.
Entre os recursos tecnológicos empregados estão sistemas de monitoramento por câmera, conexão à internet de alta qualidade, lousa digital e área destinada às atividades de produção audiovisual – as chamadas salas makers. Todas as unidades são sustentáveis e receberam painéis solares, sistema de reuso de água, coleta seletiva de lixo, horta comunitária e composteira.
Outra novidade são os aparelhos de identificação facial, que além de aumentarem a segurança, servirão como base para a contenção de despesas, como, por exemplo, o cálculo correto de merenda a ser preparada com base no controle identificado. As famílias poderão acompanhar a frequência a distância através de um aplicativo da Seeduc.
Espalhadas por diferentes municípios do estado, as 50 escolas beneficiadas nesse momento foram escolhidas tomando como base o Índice de Desenvolvimento Humano - IDH das localidades com maior vulnerabilidade social. "Essa iniciativa é uma nova realidade que vai transformar a vida dos nossos estudantes. É um projeto que chega para somar e agregar ainda mais no ensino, resgatando nesses jovens o desejo de aprender, estimulados pelas novas tecnologias e inovações", disse o secretário Alexandre Valle, que pretende ampliar o projeto para outras unidades da rede.