O ex-governador Anthony GarotinhoReprodução

Rio - O ex-governador do Rio Anthony Garotinho (União Brasil) tem a maior rejeição entre os pré-candidatos ao governo do Rio nas eleições deste ano. De acordo com pesquisa do Datafolha desta sexta-feira (1), 45% dos fluminenses entrevistados responderam que não votariam no ex-político de jeito nenhum.

Depois de Garotinho, os mais rejeitados pelos 1.218 eleitores ouvidos foram o deputado federal Marcelo Freixo (PSB), com 29%, e o atual governador Cláudio Castro (PL), com 19%. A margem de erro para a pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Mesmo que reverta o cenário atual, Garotinho ainda depende de decisão no Supremo Tribunal Federal (STF) para voltar a ser elegível no pleito deste ano.
Condenado

Em março de 2021 o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RJ) elevou a condenação do ex-governador a 13 anos e nove meses de prisão e multa pelo crime de compra de votos nas eleições municipais de 2016 em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

A condenação criminal em segunda instância de Garotinho tornou ele inelegível pelo prazo de 8 anos a partir da data de condenação.

O ex-governador foi condenado pelos crimes de corrupção eleitoral, associação criminosa, supressão de documento público e coação no curso do processo. A prática foi constatada pela própria Promotoria ELeitoral de Campos dos Goytacazes no âmbito da Operação Chequinho.

Segundo os investigadores, o esquema funcionava com o uso irregular do programa social Cheque Cidadão, da prefeitura de Campos, como ferramenta de compra de votos. À época do crime, a prefeita do município do Norte Fluminense era a esposa de Garotinho, Rosinha Matheus.