Nova grade é consequência do furto de cabos, que vem causando impacto constante nas operações Reginaldo Pimenta / Agência O Dia

Rio- Quem anda de trem precisará ficar atento. A partir de segunda-feira (11), a SuperVia adotará uma nova grade operacional, que pretende facilitar a regularidade dos intervalos dos ramais e o planejamento da viagem dos passageiros. Também na segunda, o serviço expresso no ramal Santa Cruz retorna nos dias úteis.
A nova grade foi pensada por conta do alto número de furtos de cabos. Segundo a SuperVia, esse tipo de crime traz impactos constantes nas operações, já que, para voltar a circular, os trens precisam aguardar a ordem de circulação, ampliando o intervalo entre as composições. Na última segunda-feira (4), o DIA mostrou que os ramais de Saracuruna, Japeri, Deodoro e Santa Cruz operaram com intervalos irregulares, devido a novos furtos de cabos do sistema de sinalização.
A empresa reiterou que "continua empregando esforços e ratifica a parceria com as autoridades competentes com o objetivo de reduzir, sempre que possível, os impactos desse tipo de crime na operação ferroviária".
Sobre o ramal Santa Cruz, a concessionária de trens explicou que haverá três trens no pico matutino, partindo de Santa Cruz para a Central do Brasil, entre 4h10 e 4h50, e que estuda a possibilidade de oferecer mais trens expressos.
Quem tem dúvidas, pode consultar os intervalos na ferramenta "Planeje a Sua Viagem" (https://www.supervia.com.br/pt-br/servicos/planeje-sua-viagem), no site ou no aplicativo, ou pode entrar em contato com a Central de Atendimento pelo número 0800 726 9494, que funciona 24h por dia, em dias úteis. Os horários de atendimento nas redes sociais foram ampliados, de segunda a domingo, durante todo o período de operação dos trens.