Número de casos de varíola dos macacos cresceu 50%Foto: World Health Organization

Rio - O estado do Rio de Janeiro registrou um aumento significativo de casos de varíola dos macacos (monkeypox) em apenas quatro dias. Segundo o boletim da Secretaria Estadual de Saúde, foram confirmados 30 casos da doença em todo o estado. Os dados são referentes ao boletim de quinta-feira (7), visto que até a tarde desta sexta-feira (8) os números não haviam sido atualizados pela pasta.
Segundo a secretaria, dos 30 casos confirmados, 25 foram na Região Metropolitana I e cinco na Região Metropolitana II. No momento, dez casos seguem em investigação e 30 foram descartados.
Os casos confirmados e suspeitos são monitorados diariamente pela SES e pelas equipes de Vigilância em Saúde dos municípios. A SES ressaltou a importância de evidenciar que, embora a doença tenha sido identificada pela primeira vez em macacos, o surto atual não tem relação com esses animais.
A doença
A varíola dos macacos é uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo, íntimo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. Esse contato pode ser, por exemplo, um abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou secreções e mucos da pessoa infectada.
Os sintomas iniciais costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão. Em geral, entre 1 a 3 dias após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.