Letras dos livros são maiores do que as convencionais para assegurar que pessoas com baixa visão consigam praticar a leituraAna Clara Schwartz/SME

Rio - A Prefeitura do Rio, pela primeira vez, distribuiu nas escolas da rede diferentes títulos de obras literárias adaptadas para crianças com baixa visão. São mais de doze mil exemplares, que abraçam vários gêneros, para diversas faixas etárias, envolvendo literatura antirracista, obras que contemplam a matemática, livros imagéticos, literatura clássica e entre outros. As 1.544 unidades da rede vão receber os livros.


De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o objetivo principal da ação é contribuir para a democratização do acesso à cultura, permitindo que todos tenham contato com a leitura diversificada e com a literatura renomada, importantes ações de inclusão social e de cidadania. As edições possuem fontes em tamanho maior que o convencional e as escolas recebem as obras que atenderão a todas as idades.

Os últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 18,6% da população brasileira possui algum tipo de deficiência visual. Desses, 6,5 milhões apresentam deficiência visual severa e 506 mil têm perda total da visão. A ação está em consonância com a Agenda 2030 - ODS 4, que busca assegurar a educação inclusiva e equitativa, promovendo oportunidades de aprendizagem.