Após o período de teste, o novo aplicativo estará disponível em toda área coberta pela central de atendimento do 190Arquivo
Novo aplicativo da PM vai agilizar atendimento pelo 190
Em fase inicial, serviço vai conectar rede hoteleira com central de informações da polícia
Rio - Tornar o atendimento emergencial do Serviço 190 mais preciso e rápido e, ao mesmo tempo, aprofundar a participação da sociedade no combate ao crime. Estes são dois dos principais objetivos do 190RJ, novo aplicativo desenvolvido pela área de tecnologia da Polícia Militar, que, em breve, estará à disposição de todos nas áreas do estado atendidas pela central do 190.
O 190RJ será lançado no final desta semana em projeto-piloto, conectando operadores do serviço com a rede hoteleira das zonas Sul e Oeste da capital. O período de teste foi efetivado por meio de uma parceria da PM com a Secretaria de Estado de Turismo (TurisRio) e a Associação de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH).
"O aplicativo possibilitará uma resposta rápida tanto para ocorrências emergenciais como para ações preventivas", explica o coronel Luiz Henrique Marinho Pires, secretário de Polícia Militar.
Com o aplicativo no celular, o cidadão cumprirá um rápido passo a passo, transmitindo as informações básicas em tempo real como local, tipo de delito, grau de risco e arma utilizada pelo criminoso. De posse de informações mais precisas, a equipe de policiais militares estará em melhores condições para agir.
O projeto-piloto junto à rede hoteleira da Zona Sul, da Barra e do Recreio será desenvolvido durante 30 dias. Através do aplicativo, os gerentes dos hotéis cadastrados estarão conectados ao serviço 190, cujos operadores poderão despachar viaturas de quatro unidades operacionais da área: 2º BPM (Botafogo), 19º BPM (Copacabana), 23º BPM (Leblon) e 31º BPM (Barra da Tijuca).
Após o período de teste, o novo aplicativo estará disponível em toda área coberta pela central de atendimento do 190, municípios da Região Metropolitana e parte do interior do estado.
Vale ressaltar que o telefone 190 não sofrerá alterações no atendimento, a partir da chegada do aplicativo. O cidadão poderá continuar acionando a PM normalmente através do número 190.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.