Estação de BRT Colônia no corredor TrânsolímpicaReprodução G. Maps

Rio - Um precisou ser socorrido para o Hospital Lourenço Jorge, na manhã desta quarta-feira, após cair de BRT em movimento, na altura da estação Colônia, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio. De acordo com informações passadas por testemunhas, o passageiro segurava uma das portas e andava pendurado no articulado quando se desequilibrou e caiu.
O acidente aconteceu na linha 51A, que faz o trajeto parador entre Vila Militar e Alvorada. Após a queda, ele precisou ser socorrido para o hospital municipal na Barra da Tijuca, onde passa por atendimento. Ainda não há informações sobre o estado de saúde ou a identificação da vítima. 
Em nota, a MOBI-Rio, empresa pública que administra o BRT, todos os passageiros que estavam no articulado tiveram de aguardar a chegada de outro ônibus da mesma linha no local. A empresa reforçou ainda na nota que, além de danificar o maquinário, a prática de forçar as portas é considerada vandalismo. "Essa prática coloca em risco a vida deles e das demais pessoas", pontuou.
A empresa mencionou ainda que pedirá o reforço do policiamento do programa BRT Seguro para que a prática de vandalismo contra os articulados seja coibida. Os agentes já atuam nas estações e articulados durante o horário de maior fluxo para garantir a segurança dos motoristas e passageiros.
 
 
MOBI-Rio informa que um passageiro caiu de um articulado da linha 51A (Vila Militar x Alvorada Parador), próximo à estação Colônia, sentido Recreio, no corredor Transolímpica, na manhã desta quarta-feira, 13.07. Segundo informações de testemunhas, o passageiro estava segurando a porta do articulado aberta e caiu do BRT. O passageiro foi levado para o hospital Lourenço Jorge. O transbordo foi realizado para outro BRT do mesmo serviço.

A MOBI-Rio informa ainda que passageiros forçam alçapões e portas, para mantê-los abertos durante a viagem, danificando desta forma os equipamentos, o que é um ato de vandalismo. Essa prática coloca em risco a vida deles e das demais pessoas. Vale destacar que muitos motoristas são ameaçados quando param o articulado e pedem que as pessoas deixem de forçar as portas. O BRT seguro já mantém um policiamento transportado voltado para a segurança do motorista durante alguns períodos do dia. Esse policiamento será intensificado, visando também coibir o vandalismo em portas e alçapões.