Planetário do Rio volta a oferecer cursos presenciaisDivulgação / Prefeitura do Rio

Rio - O Planetário da Gávea, na Zona Sul, está com inscrições abertas para o curso de Astronomia Islâmica. Este é o primeiro oferecido pela instituição de forma presencial após mais de dois anos de suspensção devido à pandemia.

Segundo a prefeitura, o objetivo do curso é mostrar as diferenças e curiosidades entre os calendários lunar, seguido em vários países islâmicos, e o solar, mais comum no ocidente. O curso prevê observação da lua sem o uso de telescópio, mas a atividade dependerá das condições climáticas.

Para participar, basta entrar no site do Planetário do Rio e se inscrever. O valor do curso é R$ 90. As aulas duram de três a quatro dias e são oferecidas entre segunda e quinta-feira, por astrônomos do Planetário, geralmente das 19h30 às 21h. A previsão de início das turmas é para 1°de agosto.

Qualquer pessoa pode participar, não precisa de conhecimento prévio. No dia 5 de agosto terá início uma nova turma, de Introdução à Astrofotografia, oferecida pelo Planetário em parceria com o Observatório do Valongo, da UFRJ. O foco será no uso de câmeras com controle de exposição manual e mirrorless e até de celulares.
Em setembro e outubro, cursos como Astronomia nas Culturas e Astrobiologia serão oferecidos pela instituição.