A unidade prisional é destinada para pessoas do sexo masculino e à população LGBTQIA+Divulgação

Rio- A Policial Penal Rosângela Loretti, nomeada pela secretária de Administração Penitenciária Maria Rosa Nebel, voltou após sete anos ao cargo de comando do Presídio Evaristo de Moraes, conhecido como "Galpão da Quinta", em São Cristóvão, Zona Norte da cidade. O anúncio aconteceu nesta segunda-feira (25).
A unidade prisional é destinada a pessoas privadas de liberdade do sexo masculino e à população LGBTQIA+. Sob a responsabilidade de Rosângela, estarão 2.949 pessoas sob o regime fechado (provisórios e sentenciados).
A secretária da Seap, Maria Rosa Nebel, é a primeira a policial penal feminina a chefiar a Secretaria de Administração Penitenciária. Em sua fala, ela destacou a importância de mulheres em cargos de gestão. "Mais sensibilidade, organização e, me atrevo a dizer, mais determinação para enfrentar os grandes desafios que a administração de um presídio impõe", pontuou.
Rosângela, que em seus 53 anos de vida passou 21 deles como policial penal, está otimista: “é uma missão que nós vamos cumprir com louvor”, apontou a policial. Em sua passagem profissional, a policial já esteve na Corregedoria da Seap, comandou a Casa de Albergado Crispim Ventino, de regime aberto masculino, e o Instituto penal Oscar Stevenson, unidade feminina. A agente também é bacharel em Direito pela Universidade Cândido Mendes.