Cariocas com 30 anos ou mais, fazem filas nos postos de vacinação na manhã desta segunda-fe ... da 4ª dose contra a Covid para essa faixa etária. Gávea, zona sul do Rio de Janeiro.Vanessa Ataliba/Agência O Dia

Rio - A procura pela segunda dose de reforço, ou quarta dose, da vacina contra covid-19 foi boa, nesta segunda-feira (25), primeiro dia útil após a abertura do calendário de imunização para todos com 30 anos ou mais. A campanha ampliando a faixa etária começou no último sábado.

No Centro Municipal de Saúde Píndaro de Carvalho Rodrigues, na Gávea, Zona Sul do Rio, a fila era pequena, no fim da manhã. O administrador Diego Lima, 36, pertence ao grupo de risco por ser hipertenso e foi até a unidade para completar sua imunização. Ele estava fora do Rio, por isso não conseguiu tomar a quarta dose na abertura da sua faixa etária. 
Segundo Lima, independente do momento, a vacinação deve ser feita pois pode salvar vidas: "A Covid está aí, né? A gente está nessa falsa sensação de que a pandemia terminou, mas ainda tem casos graves. Mesmo que sejam poucos, temos que vacinar pensando nos grupos que está sob risco. A gente nunca sabe o dia de amanhã. É super importante ficar acompanhando o calendário e seguindo as orientações para proteger quem está a nossa volta", avaliou Lima.
A partir de 18 anos
Vacinada com as duas primeiras doses da Jhanssen, a moradora do Jardim Botânico de Luana Schellemberg, de 29 anos, também pôde receber a dose de reforço na unidade de saúde da Gávea. O ciclo vacinal para quem tomou a vacina da Jhonson e Jhonson é diferente dos demais e calendário liberado para adultos a partir de 18 anos. "No meu caso, como tomei as duas primeiras da Jhanssen, só tomo mais essa dose de reforço", comentou Luana. 
Para adultos com 40 anos ou mais, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), são necessárias duas doses de reforço, sempre respeitando 40 dias de intervalo entre elas. "Sempre bom saber que o sistema imunológico tá mais forte. Já peguei duas vezes, sendo uma sem vacina nenhuma e uma pós duas doses", comentou Luana. 
Casos

Segundo Painel Rio Covid-19, da Prefeitura do Rio, a média móvel de casos nos últimos sete dias foi de 262 casos. Na última semana epidemiológica, que analisa o período entre os dias 15 e 22 de julho, 13% dos testes realizados no município deram positivos para o vírus da covid-19. O que sugere uma tendência de estabilidade em relação a semana anterior.

A base de dados indica ainda que nesta segunda-feira (25), 70 pessoas estão internadas na rede pública devido à complicações causadas pelo coronavírus. A taxa de ocupação dos leitos está na casa dos 52%.

Números da Vacinação

O município do Rio já vacinou 44,1% de toda a população com mais de 40 anos com a segunda dose de reforço contra covid. Até o momento, 1.4 milhão de cariocas já receberam a quarta dose. No caso do primeiro reforço, o número para maiores de 18 anos já ultrapassou os 72%.