Claudio Castro (PL) acusou Marcelo Freixo (PSB) e seus aliados de defender que criminosos continuem atacando policiaisDivulgação

Resultado da nova pesquisa Real Time Big Data para o Governo do Estado do Rio de Janeiro, divulgado nesta quarta-feira, mostra que o governador Cláudio Castro (PL) ampliou a vantagem sobre o segundo colocado, o deputado federal Marcelo Freixo (PSB). Na pesquisa estimulada (quando os nomes dos pré-candidatos são colocados para os entrevistados), Castro aparece com 31% das intenções de voto, enquanto Freixo aparece com 24% - na pesquisa anterior do instituto, divulgada no dia 29 de junho, a diferença era de apenas 3 pontos (26% x 23%).

Na pesquisa espontânea (quando os entrevistados citam a intenção de voto sem a lista de opções), Cláudio Castro também apareceu na frente de Freixo no resultado desta quarta-feira: 15% x 12%. Quando são considerados apenas os votos válidos, a diferença do governador para o segundo colocado aumenta para 10 pontos percentuais. Quando ignorados os votos brancos e nulos, Castro alcança 45% contra 35% de Freixo.

Chama a atenção na pesquisa desta quarta-feira também o número de pessoas que ainda não sabem em quem vão votar. Apenas 19% afirmam não ter candidato, um percentual muito baixo, haja vista que ainda faltam mais de dois meses para as eleições, o que pode revelar uma tendência de consolidação das posições para o 1º turno.

Cenário
Cláudio Castro (PL) – 31%
Marcelo Freixo (PSB) – 24%
Rodrigo Neves (PDT) – 9%
Paulo Ganime (Novo) – 1%
Cyro Garcia (PSTU) – 1%
Emir Larangeira (PMB) – 1%
Eduardo Serra (PCB) – 0%
Branco/Nulo – 14%
Não sabe/Não respondeu – 19%


2º turno: Castro leva vantagem sobre concorrentes

Nas projeções de 2º turno, a pesquisa mostra Cláudio Castro em vantagem em relação a seus principais concorrentes. Contra Freixo, Castro aparece com 11 pontos de vantagem (42% x 31%), e contra Rodrigo Neves (PDT), o governador aparece 15 pontos à frente (42% x 27%).

Segundo turno
Cenário 1
Cláudio Castro (PL) – 40%
Marcelo Freixo (PSB) – 31%
Branco/Nulo – 21%
Não sabe/Não respondeu – 8%
Cenário 2
Cláudio Castro (PL) – 42%
Rodrigo Neves (PDT) – 27%
Branco/Nulo – 23%
Não sabe/Não respondeu – 8%