Desde o ínicio da oeração, em 18 de julho, 700 motos já foram apreendidasArquivo / Vanessa Ataliba / Agência O Dia

Rio - O Detran.RJ, o Detro e as polícias Militar e Civil realizaram, na manhã desta segunda-feira (1°), mais uma operação para coibir o uso de motos irregulares no estado. Desta vez, a ação aconteceu em Niterói, na Região Metropolitana. Duas ações de fiscalização aconteceram na Alameda São Boaventura, no bairro do Fonseca. As operações continuam até terça-feira (2) no bairro e podem chegar a outros lugares do estado.
De acordo com o Detran, foram feitas 174 abordagens e aplicadas 146 multas de trânsito. Dos 40 veículos removidos para depósitos por irregularidades, 28 deles foram motocicletas. Ao todo, 16 delas foram retiradas de circulação por falta de placas, e quatro por irregularidades no escapamento. Os outros 12 foram automóveis. Além disso, 29 condutores ganharam prazo para ir ao posto do Detran comprovar a correção de irregularidades nos veículos.
Para o coordenador de Fiscalização do Detran, Marcus Moreira, as fiscalizações são importantes para coibir as ações criminosas cometidas por motociclistas e também para reduzir as infrações de trânsito. “As operações chegaram nesta segunda-feira à Niterói e vão continuar por tempo indeterminado também no Rio e em outras regiões do estado. Agora são seis operações diárias, em parceria com o Detro e as polícias Civil e Militar”, afirmou Moreira, já que até semana passada, eram realizadas quatro por dia, em diversas regiões do município do Rio.
Segundo o Detran.RJ, as operações, que tiveram início no último dia 18 de julho, já abordaram mais de 4.000 condutores, resultando na aplicação de mais de 3.200 multas e na remoção de 720 motos irregulares, das quais 226 apresentavam problemas de placas. Quase mil donos de veículos receberam prazo para ir aos postos do Detran comprovar a correção de irregularidades.
Na última ação, realizada no dia 25 de julho no Aterro do Flamengo, na Zona Sul, 135 motos foram abordadas, sendo que 50 estavam irregulares e 22 foram removidas. Além disso, um homem foi encaminhado à delegacia por utilizar uma moto com placa adulterada.