Bárbara Iglesias Cao, 52 anos, é professora e tentou entrar com celulares e drogas na Penitenciária Lemos de Brito, no Complexo de GericinóDivulgação/Polícia Penal

Rio - A Polícia Penal prendeu, na tarde desta quinta-feira (4), uma professora que tentou entrar na Penitenciária Lemos de Brito, no Complexo de Gericinó, Zona Oeste do Rio, com nove celulares, seis chips e drogas. Bárbara Iglesias Cao, de 52 anos, é professora da 1ª a 4ª série do Colégio Estadual Mario Quintana, que pertence ao sistema prisional e fica localizado no interior da penitenciária.
Os inspetores do Grupamento de Portaria Unificada (GPU) realizaram uma revista nos pertences da profissional e a submeteram ao scanner corporal durante a sua entrada. Bárbara também tentou entrar no complexo com dois invólucros de pó branco, que podem ser cocaína. Aos policiais, a professora disse que estava cometendo o crime para "complementar o salário".
Ela trabalha na unidade desde o ano passado e, de acordo com a Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC), Bárbara não é servidora de carreira. A presa possui contrato temporário, que expira em 31 de dezembro deste ano.
A professora e o material ilícito foram apresentados à 35ª DP (Campo Grande), onde a ocorrência foi registrada. Ela já está à disposição da Justiça.
Operações para retirada de materiais proibidos em presídios
A Secretaria de Administração Penitenciária informou que vem intensificando as operações para retirar materiais proibidos, especialmente celulares, das unidades prisionais. Em quatro meses, foram apreendidos cerca de 2.600 celulares em todo o estado. Somente nesta quinta-feira (4), foram apreendidos 52 celulares, sendo que 50 deles estavam no presídio Dalton Crespo, em Campos dos Goytacazes.