Arma, grande quantidade de drogas e rádios foram apreendidos na SerrinhaDivulgação/Polícia Militar

Rio - A Polícia Militar realiza operações nas comunidades do Para-Pedro, em Irajá, e na Serrinha, em Madureira, ambas na Zona Norte, pelo segundo dia consecutivo, nesta terça-feira (16). Há ainda ações no Morro do Dendê, na Ilha do Governador, e nas localidades da Caixa D'Água, Covanca, Pendura Saia, Jordão e Bateau Mouche, na Zona Oeste. Equipes também atuam nas favelas do Fallet, Fogueteiro, no Morro dos Prazeres e Escondidinho, em Santa Teresa, no Centro do Rio.
O 9º BPM (Rocha Miranda), com apoio de unidades do 2º Comando de Policiamento de Área (CPA), atua na Serrinha para coibir o roubo de veículo de carga, prender criminosos e retirar barricadas. No local, um homem acabou morrendo após ser baleado durante um confronto. Ainda não há informações sobre a identidade da vítima. 
De acordo com a Polícia Militar, após a morte do homem, um grupo de pessoas fechou a Rua Silva Vale ateando fogo em pneus e objetos. Equipes das Rondas Especiais e Controle de Multidões (RECOM) foram acionadas e atuam para estabilizar a área. Até o momento, dois criminosos foram presos. Uma espingarda, dois rádios comunicadores, um fuzil, uma pistola e grande quantidade de drogas foram apreendidos. A ação segue em andamento na comunidade.

Na favela do Para-Pedro, PMs do 41º BPM (Irajá) realizam buscas por criminosos da Serrinha que estariam escondidos no local. Até o momento, foram apreendidos uma pistola, drogas e dois rádios comunicadores. No Morro do Dendê, a operação é realizada por militares do Comando de Operações Especiais (COE), que pretendem coibir roubos, prender criminosos e apreender armas.
Segundo a PM, três homens foram presos durante a operação. Além das prisões, a ação resultou na apreensão de dois rádios comunicadores, uma pistola e drogas, não contabilizadas. 

Na favelas da Caixa D'Água, Covanca e Pendura Saia, no Tanque; no Morro do Jordão, na Taquara; e Bateau Mouche, na Praça Seca, os militares do 18º BPM (Jacarepaguá) ainda não realizaram prisões ou apreensões. Os policiais pretendem coibir roubos de carga e veículos, além de prender criminosos, apreender armas e retirar possíveis barricadas. 

No Fallet e Fogueteiro, policiais militares do 4º BPM (São Cristóvão) atuam para prender criminosos, coibir roubos, além de apreender armas de fogo. Ainda não houve prisões ou apreensões na região. Na ação no Morro dos Prazes e Escondidinho, o objetivo é o mesmo. A Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), informou que um homem foi preso. Devido a ação, cinco motos e dois carros roubados foram recuperados
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação do Rio (SME), por conta das operações, estão fechadas quatro unidades de ensino da Serrinha, duas do Rio Comprido, outras duas da Praça Seca, além de uma no Fallet.  "A SME trata como prioridade a segurança de toda a comunidade escolar e a medida de suspensão das aulas é para segurança dos alunos, professores e funcionários das escolas". 
A pasta ressaltou ainda que, em parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, instituiu o Programa Acesso Mais Seguro em unidades localizadas em áreas de conflito. "O programa tem como objetivo mitigar riscos por meio de protocolos que são aplicados por professores, alunos e toda a comunidade escolar em situações de risco. Sempre que há uma situação de risco o protocolo é acionado."
Já a Secretaria Municipal de Saúde informou que a Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello, no Catumbi, e os Centros Municipais de Saúde Doutor Salles Netto, no Rio Comprido, e Carlos Cruz Lima, em Irajá, suspenderam as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares. O atendimento à população foi mantido. As unidades das regiões de Praça Seca, Tanque e Taquara e Ilha do Governador e estão funcionando normalmente.