Tempo deve permanecer instável durante todo o fim de semanaVanessa Ataliba/Agência O Dia

Rio - A cidade do Rio entrou em estágio de mobilização às 6h20 desta sexta-feira (19) devido à previsão de chuva moderada nas próximas três horas. No município, o céu está nublado e as temperaturas vão variar entre 13°C e 23°C, segundo o Alerta Rio. Há previsão de ressaca no mar, com ondas que podem chegar a 3 metros de altura em todo o litoral.

Por conta da aproximação de uma frente fria, núcleos de chuva se formam sobre o município, ainda de acordo com o Alerta Rio. A previsão é de chuva fraca a moderada para as próximas horas.

Em algumas regiões, como em Madureira, na Zona Norte, e no Recreio, na Zona Oeste, chovia forte logo no início na manhã. Para o sábado, a previsão, de acordo com o Climatempo, é de temperatura máxima chegando somente aos 19°C, sendo a mais baixa registrada no inverno, e mínima de 15°C, com 90% de chance de chuva.
Já no domingo, o dia será nublado, com previsão de pancadas de chuvas durante a madrugada e a manhã. As temperaturas ficam entre 22°C e 15°C. Na parte da tarde, o sol deve aparecer entre as nuvens.

O Estágio de Mobilização é o segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade. Há possibilidade de nova mudança de estágio devido à chuva e/ou outros fatores.

Recomendações:

- Siga sua rotina, mas fique atento;
- Acompanhe a previsão do tempo do Alerta Rio e suas atualizações;
- Mantenha-se informado através dos meios de comunicação e canais oficiais do COR;
- Todos os cidadãos devem se cadastrar no serviço de alertas da Defesa Civil via SMS. Basta enviar o CEP de casa para o nº 40199, por mensagem de texto. É gratuito!
- Baixe o aplicativo do COR.Rio, disponível para Android (http://bit.ly/appcor_android) ou iOS (http://bit.ly/appcor_ios )
- Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).