PMs prenderam criminoso armada, recuperaram carro roubado e apreenderam drogas na favela do Quarenta e OitoDivulgação/Polícia Militar

Rio - A Polícia Militar realizou, nesta quinta-feira (25), operações em diversas comunidades da cidade do Rio e da Região Metropolitana. Equipes atuaram contra o crime organizado na Vila Aliança, Rebu, Coreia, Senador Camará, Sapo e Quarenta e Oito, em Bangu, na Zona Oeste, além de nos morros do Urubu e do Engenho, na Zona Norte. As ações ocorreram ainda na favela do Preventório, em Niterói. 
De acordo com a Polícia Militar, nas comunidades de Bangu, na Zona Oeste, a operação foi realizada por militares do 14º BPM (Bangu), com apoio do 2º Comandado de Policiamento de Área (2º CPA), e pretendia coibir o roubo de carga e veículo, prender criminosos e apreender armas de fogo. Um criminoso armado foi preso, um carro roubado recuperado e drogas apreendidas na favela do Quarenta e Oito. A ocorrência foi encaminhada para a 35ª DP (Campo Grande). 
Nos morros do Urubu, entre os bairros de Tomás Coelho e Pilares, e do Engenho, no Engenho da Rainha, a ação foi feita pelo 3º BPM (Méier), com equipes do 1º CPA, também para coibir os roubos de veículos e carga e prender criminosos que atuam na região. Durante as buscas, os policiais localizaram e desmontaram um acampamento de bandidos no alto da Via 268. 
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS), a Clínica da Família Sandra Regina Sampaio de Souza e os Centros Municipais de Saúde Silvio Barbosa e Eithel Pinheiro de Oliveira, nos arredores de Bangu, além da Clínica da Família Olga Pereira Pacheco, em Piedade, na Zona Norte, acionaram o protocolo de acesso mais seguro e, para segurança de profissionais e usuários, interromperam o funcionamento nesta quinta-feira. 
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que 11 unidades escolares da região de Bangu e três escolas da comunidade do Morro do Urubu prestam atendimento remoto, para garantir a segurança de alunos e funcionários, por conta das operações. A pasta ressaltou que, em parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, instituiu o Programa Acesso Mais Seguro em unidades localizadas em áreas de conflito, que tem como objetivo mitigar riscos por meio de protocolos que são aplicados por professores, alunos e toda a comunidade escolar em situações de risco. Sempre que há uma situação de risco o protocolo é acionado.
Na comunidade do Preventório, em Charitas, atuaram os policiais do 12º BPM (Niterói), que apreenderam drogas e uma câmera de monitoramento instalada por criminosos em um poste. A ocorrência foi encaminhada para a delegacia da área.
De acordo com as secretarias municipais de Educação e Saúde de Niterói, as unidades de rede não foram afetadas e estão funcionando normalmente.