Tiras à paisana pegaram Vinícius quando ele comprava um pisanteDivulgação

Rio - Um homem, identificado como Paulo Vinícius Silvério, que aplicava golpes em idosos ao se passar por servidor da Receita Federal, foi preso em flagrante, nesta quarta-feira (24), enquanto usava o cartão de uma das vítimas para fazer compras em uma loja de sapatos, num shopping em Botafogo, na Zona Sul. Segundo agentes da 10ª DP (Botafogo), ele confessou o crime, detalhando ainda que havia pego o cartão de uma vítima horas antes.
O suspeito, que estava sendo investigado e monitorado pelos policiais civis, costumava ir às residências das vítimas e ameaçava-as de serem presas caso não entregassem seus cartões bancários e senhas, afirmando que estariam cometendo crime contra a Receita. Em seguida, ele fazia diversas compras e saques em dinheiro. O delegado Daniel Rosa, da 10ª DP (Botafogo), informou que todos os lesados eram idosos.

Câmeras de segurança da região registraram o golpista entrando em um prédio de uma das vítimas no dia 15 de julho. Nesta quarta (24), a prisão foi realizada por policiais à paisana que monitoravam Paulo Vinicius no estabelecimento comercial. 
Ainda conforme a Polícia Civil, o suspeito possui várias passagens por roubo e tráfico de drogas. Na delegacia, outras vítimas o reconheceram como autor dos golpes.

O delegado Daniel Rosa fez um alerta à população para não entregar seus cartões a desconhecidos e informou que Paulo Vinicius deve responder por extorsão.

"Um alerta para as vítimas é que elas nunca deixem entrar em suas residências pessoas que não sejam conhecidas e também nunca cedam cartão bancário ou senhas, seja para pessoas que vão até sua residência ou até que liguem ou mandem mensagens de grupos de aplicativo. Elas nunca devem ceder senhas para ninguém", disse.