SMS-Rio inaugura central de armazenamento e distribuição de vacinasDivulgação/ Edu Kapps

Rio- A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) iniciou, nesta quarta-feira (31), as operações da Central Regional de Rede de Frio Isabel de Souza Ribeiro, voltada ao armazenamento e distribuição de vacinas e insumos, como seringas, para mais de 30 unidades de saúde da região de Madureira, Pavuna, Vicente de Carvalho e bairros adjacentes.
 
Instalada no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, a central possui 16 câmaras frias e equipe exclusiva, garantindo o armazenamento seguro dos imunobiológicos até o seu transporte para 35 salas de vacinação de cerca de 30 bairros da região. Além das câmaras, o local conta com áreas de recepção, almoxarifado e esterilização.
"É um ganho enorme para a rede. Por mais que seja uma unidade meio, que muitas vezes a população não vê, ela é fundamental para enfrentarmos os desafios da vacinação", afirma o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Prado.
Homenagem
A Central leva o nome da técnica de enfermagem Isabel de Souza Ribeiro, que atuou na Clínica da Família Ana Maria Conceição dos Santos, em Vila Kosmos, de 2014 a 2020, e faleceu em 2021, vítima da covid-19.
“A escolha desse nome é uma homenagem à Isabel e a tantos outros profissionais de saúde que lutaram ao longo da pandemia e estão sendo representados por ela", ressalta a coordenadora geral de Atenção Primária da região, Ana Luiza Pinto.