O protesto está sendo realizado no bairro do MaracanãReprodução

Rio - Profissionais de enfermagem protestaram, na tarde desta quarta-feira (21), contra a suspensão do piso salarial na Rua São Francisco Xavier, no bairro Maracanã, na Zona Norte do Rio. Segundo o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado (Satamerj), no local foi realizada uma assembleia onde foi decidido realizar uma paralisação de 24h na segunda-feira (26), com ato na porta do Hospital Pasteur, no Méier, Zona Norte do Rio.

De acordo com o Centro de Operações Rio, a rua ficou parcialmente ocupada por manifestantes, na altura do Hospital Badim, sendo liberada apenas por volta das 20h. Durante o protesto, os profissionais carregaram faixas, bolas e apitos e gritaram frases como “A enfermagem voltou", repetidamente. Um dos participantes do ato, fez um desabafo e em frente ao hospital enfatizou a valorização da profissão.

"É a gente que carrega isso aí (o hospital). Sem a enfermagem nada funciona. Do nascimento à morte, tudo é a enfermagem, chega de aplausos, queremos nossa valorização".
Ainda nesta quarta-feira (21) outra manifestações foram realizadas em outros lugares do Brasil, como Espírito Santos, Minas Gerais, Macapá e entre outros.
Decisão STF
No dia 15 de setembro, o plenário do STF manteve uma decisão do ministro Luís Roberto Barroso que suspendeu a lei que fixa pisos salariais para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. A suspensão vale até que sejam analisados os impactos da medida na qualidade dos serviços de saúde e no orçamento de municípios e estados.
Com a decisão, ficaram suspensos os pagamentos dos enfermeiros respeitando o novo piso da categoria, que passaria a ser de R$ R$