PMs apreenderam fuzil calibre .50 mm e AR15 durante ação na Cidade Alta, em CordovilDivulgação

Rio - Uma troca de tiros em Cordovil, na Zona Norte do Rio, assustou moradores da região, no fim da manhã desta quinta-feira (22). Segundo a Polícia Militar, uma equipe do 16º BPM (Olaria) foi recebida a tiros por traficantes quando realizava o resgate de um homem, que seria morador da comunidade da Cidade Alta e acusado de ter matado um criminoso e fugido com um fuzil. Dois suspeitos foram atingidos durante o confronto. Ambos foram socorridos, mas não resistiram aos ferimentos.

A operação de resgate foi motivada por ligações do próprio homem perseguido, que teria entrado em contato com o 190 pedindo socorro. De acordo com registro da Polícia Militar, ele relatou ter tido matado o criminoso usando uma faca após uma briga. Na fuga, ele tomou o fuzil do traficante, o que provocou a revolta dos outros membros da facção que domina o Complexo de Israel.
Os primeiros contatos do homem com a PM aconteceram por volta das 6h da manhã. Em conversa com os PMs, ele contou que era procurado de casa em casa por um bando de 20 traficantes, mas que conseguiu esconder dentro de uma caixa d'água até o resgate dos policiais. 
PMs apreenderam fuzil calibre .50 mm e AR15 durante ação de resgate na Cidade Alta - Divulgação
PMs apreenderam fuzil calibre .50 mm e AR15 durante ação de resgate na Cidade AltaDivulgação


Durante a ação de busca, os PMS foram atacados por criminosos na Rua Caruná, que divide as comunidade de Parada de Lucas e Cidade Alta. Após cessar o confronto, os PMs encontraram dois criminosos baleados, portando um fuzil calibre .50 mm e quatro granadas. A arma de grosso calibre chegou a perfurar o blindado usado pela equipe durante a ação. O disparo atingiu o farol da viatura. 
Os dois suspeitos atingidos na ação chegaram a ser socorridos para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, mas não resistiram aos ferimentos. O homem homem que pediu socorro foi encontrado dentro da caixa d'água, em  imóvel no interior da comunidade. Com ele, os agentes encontraram o fuzil AR15, que ele alega ter tomado do traficante. 
Em um vídeo, compartilhado nas redes sociais, é possível ver pessoas se escondendo atrás dos muros da linha de trem enquanto a troca de tiros acontece. Um motociclista chega a fazer a volta para evitar passar pela via.
"Fui pegar o trem para ir ao trabalho e o bendito não estava funcionando devido a um tiroteio em Cordovil. Decidi ir de carro e acabei passando pelo meio do tiroteio. RJ não é pra amadores", comentou uma usuária do Twitter.

De acordo com a SuperVia, por conta da troca de tiros, a circulação de trens do ramal Gramacho foi interrompida durante 10 minutos, por volta das 11h da manhã. "Os passageiros foram informados da situação por meio do sistema de áudio dos trens e estações", explicou a concessionária em nota.