Motorista ficará dentro de cabine separada nos novos ônibus do BRTDivulgação

Rio - Os novos ônibus do BRT encomendados pela Prefeitura do Rio começam a circular em outubro -  mais veículos reforçarão o serviço gradativamente até março de 2023. Neste ano, foram adquiridos 220 articulados e 71 convencionais. Com capacidade de 200 passageiros, os novos BRTs contam com uma cabine que separa o motorista do resto da carroceria. O material é semelhante a acrílico e o formato tem o objetivo de proteger o profissional contra possíveis agressões de passageiros. 
"A cabine deve ser uma unidade fechada integrada à carroceria, que proteja o motorista e dê continuidade visual harmoniosa aos demais elementos do revestimento interno do veículo", informa um trecho do edital de licitação da nova frota.
Outra novidade é a implementação de um sistema automático que impede o veículo de andar caso esteja com portas abertas. Essa medida pretende prevenir acidentes como a queda de passageiros do ônibus em movimento, como aconteceu na última segunda-feira em Curicica, na Zona Oeste do Rio.
O objetivo da prefeitura é renovar toda a frota até 2024. Para isso, ainda falta a aquisição de 200 coletivos para o BRT. Na quinta-feira, o prefeito Eduardo Paes publicou fotos dos ônibus deixando a fábrica da Volvo, em Caxias do Sul. Esses veículos devem chegar no município do Rio na madrugada deste domingo.