O prefeito Eduardo Paes inaugura o mais moderno Complexo de Saúde Pública da América Latina. O Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica, nesta quarta-feira (05). Pedro Ivo/ Agência O Dia
"É uma alegria enorme poder entregar esse Super Centro Carioca de Saúde, um complexo moderno, que vai resolver um problema grave da população carioca, que é a fila do Sisreg. Nós implantamos as clínicas da família, que olham para a Atenção Básica. E agora vamos zerar a fila do Sisreg, acabar com esse sofrimento", afirmou Paes.
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio investiu R$ 250 milhões para a instalação do Super Centro Carioca de Saúde, que contribuirá para o fortalecimento do SUS no atendimento à população carioca, com a ampliação da capacidade instalada da rede pública.
"Só este ano foram investidos R$ 750 milhões na área da Saúde para fazer a fila do Sisreg andar. E esse primeiro equipamento entregue hoje vai permitir que a gente faça isso. Só aqui serão 150 especialistas contratados, com mais de 13 especialidades médicas oferecidas, como ortopedista, cardiologista, angiologista, nefrologista e ginecologista, entre outros. Aqueles procedimentos que não tínhamos como dar conta de maneira mais rápida, agora, vamos garantir o agendamento e o atendimento à população em 30 dias", disse o secretário de Saúde, Rodrigo Prado.
O local está preparado para receber pacientes das unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) de toda a cidade, encaminhados exclusivamente pelo Sisreg, de forma integrada, resolutiva e sem burocracia, com data e hora marcadas.
Já o Centro Carioca de Diagnóstico terá capacidade para mais de 34 mil procedimentos por mês e será equipado com aparelhos de última geração para exames diagnósticos, como broncoscopia, cintilografia, colonoscopia, endoscopia, espirometria, mamografia, ressonância magnética, tomografia e ultrassonografia, além de contar com o primeiro PET Scan da rede municipal – importante equipamento para tratamento de pacientes com câncer. Para alguns exames com maior demanda, o CCD terá unidades avançadas distribuídas em todas as regiões da cidade, facilitando o acesso da população. Os resultados e laudos poderão ser retirados pelos usuários diretamente no CCD e nessas unidades.
O Centro Carioca do Olho (CCO) terá capacidade para mais de 52 mil procedimentos por mês de oftalmologia, como consultas, cirurgias de catarata, córnea, estrabismo, glaucoma, pterígio, retina, exames oftalmológicos e dispensação de lentes corretivas. O CCO contará com equipe clínica e cirúrgica de olho e, em 2023, ofertará também transplante de córnea.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.