Viaturas do COE circulam pela Rua Edgard Werneck, na Cidade de Deus, nesta segunda-feiraMarcos Porto/ Agência O Dia

Rio - A Polícia Militar prendeu o gerente do tráfico da localidade conhecida como 13 e outros quatro supeitos, durante uma operação do 18º BPM (Jacarepaguá) na Cidade de Deus, na manhã desta segunda-feira (10). Na ação, que contou com o apoio do Comando de Operações Especiais (COE) e de outros batalhões da Zona Oeste do Rio, um dos presos ficou ferido.
 
O homem foi socorrido para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, mas não há informações sobre seu estado de saúde. Segundo a PM, a operação teve o objetivo de prender criminosos, apreender armas de fogo, recuperar veículos roubados e desmobilizar pontos de desmanche de automóveis. As equipes apreenderam três pistolas, um revólver, dois rádios transmissores, um simulacro e grande quantidade de drogas. 
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), oito unidades escolares da região da Cidade de Deus prestaram atendimento remoto, para garantir a segurança de alunos e funcionários, seguindo o protocolo de acesso mais seguro, acionado em situações de risco. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também informou que o Centro Municipal de Saúde Hamilton Land manteve o atendimento, mas as atividades externas, como as visitas domiciliares, foram suspensas. Já as Clínicas da Família Lourival Francisco de Oliveira e José Neves interromperam o atendimento.
Também nesta segunda-feira, a Polícia Militar realizou ações nos Morros de São João, no bairro do Engenho Novo, do Dendê e Guarabu, na Ilha do Governador, ambos na Zona Norte. Equipes da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) e do 17º BPM (Ilha do Governador), respectivamente, atuaram para prender criminosos das regiões e apreender armas de fogo.
Nas operações, equipes da UPP São João prenderam um dos gerentes do crime organizado local tentando escapar em um carro roubado. Conhecido como "Guaravita", o homem possui 11 passagens por crimes diversos e três mandados de prisão em aberto por tráfico de drogas e homicídio qualificado. O suspeito também é apontado como participante ativo de roubos na região do Méier e bairros vizinhos.

Durante vasculhamento, cães do Batalhão de Ações com Cães (BAC) localizaram em um boeiro 570 pinos de cocaína, 80 papelotes de raxixe, 800 pedras de crack e 540 tiras de maconha. As ocorrências foram encaminhadas à 25ª DP (Engenho Novo).
Já no Dendê e Guarabu, um criminoso foi preso e 13 tabletes com 1 kg de pasta base de cocaína cada, 2 kg de maconha e quatro vidros de lança-perfume foram apreendidos. A ocorrência foi apresentada na 21ª DP (Bonsucesso).
De acordo com a SME, as escolas da rede municipal nas regiões do São João, Dendê e Guarabu funcionaram normalmente. A SMS afirmou que, no Engenho Novo, o Centro Municipal de Saúde Doutor Carlos Gentile de Mello e a Clínica da Família (CF) Cabo Edney Canazaro de Oliveira, suspederam as visitias domiciliares, mas receberam os pacientes nas unidades, bem como a CF Maria Sebastiana de Oliveira, na Ilha.