Moradores vivem rotina de violência e medo devido aos confrontos no Morro do FubáReprodução/Redes Sociais

Rio- Um intenso tiroteio no Morro do Fubá, entre Cascadura e Campinho, na Zona Norte do Rio, assustou moradores na tarde deste sábado (15). A comunidade tem sido refém frequentemente da disputa de território entre milicianos e traficantes da facção Comando Vermelho (CV).
De acordo com a Polícia Militar, agentes do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) iniciaram uma operação na localidade para combater uma guerra entre os criminosos.

Nas redes sociais, internautas relataram o tiroteio que teria iniciado por volta das 16h30. Em um áudio repassado por uma moradora ao DIA, foi possível ouvir sequências de tiros que duraram mais de 30 segundos.
Já outra moradora reclamou do tiroteio frequente na região. "Começou, por mais um final de semana seguido, o inferno do tiroteio no morro do Fubá", comentou.

Entenda a disputa por territórios

Desde janeiro deste ano, a região, que fica entre os bairros de Cascadura e Campinho, na Zona Norte do Rio, passou a ser palco de conflito entre milicianos e traficantes do Comando Vermelho. O local era chefiado pela milícia do 'Tico e Teco', comandada por Leonardo Luccas Pereira, o 'Leleo' ou 'Teco', mas foi invadido pelo Comando Vermelho, em janeiro deste ano, liderado pelo gerente do Morro do 18, Rafael Cardoso do Valle, o 'Baby', depois que as milícias do Campinho e do Morro do Fubá foram traídas por um ex-integrante. Agora, os traficantes dominam a parte alta da comunidade, mas a parte baixa segue sendo comandada pelos paramilitares.