Ônibus da linha 397 tombou na Avenida Brasil, altura do número 500, neste domingo (16). Na foto, Carla Viviane, irmã de uma das vítimas.Cleber Mendes/ Agência O Dia

Rio - Um ônibus da linha 397 (Campo Grande x Candelária) tombou na manhã deste domingo (16), na Avenida Brasil, na altura de São Cristóvão, no sentido Centro, deixando 29 pessoas feridas. Segundo testemunhas, o motorista dirigia a cerca de 40 km/h quando o eixo do veículo quebrou. O condutor ainda tentou pisar no freio, mas o ônibus perdeu controle e tombou em frente ao Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into).
A autônoma Carla Verônica, de 41 anos, presenciou o acidente. Ela contou que a irmã dela estava no ônibus e precisou ser socorrida. Ela vinha atrás, em outro veículo. Segundo Carla, ela mora com a irmã em Guadalupe, na Zona Norte, e sempre pegam a linha 397 na altura da Avenida Brasil. "Essa linha sempre da problema, sempre está sucateada. O ônibus que a minha irmã vinha não tinha uma aparência boa. É normal, essa linha sempre quebra e é sempre ruim", contou.

O quartel da Tijuca do Corpo de Bombeiros foi acionado às 6h40 para o local. Segundo a corporação, a maioria das vítimas teve ferimentos leves e moderados. Apenas uma pessoa, que ficou presa entre as ferragens do veículo, ficou ferida gravemente. Segundo testemunhas que estavam no local, ela precisou ter um braço amputado. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi acionado para o acidente.
A Rio Ônibus foi questionada sobre a condição do veículo, mas em nota afirmou estar focada no atendimento aos envolvidos no acidente e aguardando a finalização da perícia. A Secretaria Municipal de Transporte também foi procurada sobre assunto e informou que realiza fiscalizações de forma rotineira para verificar o estado de conservação dos ônibus. "Em caso de irregularidades, os consórcios responsáveis são autuados e os veículos, dependendo do estado de conservação, podem ser lacrados", finalizou. 
De acordo com a Secretaria municipal de Saúde (SMS), as vítimas foram encaminhadas para três hospitais de emergência no município. No Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, há seis homens e cinco mulheres, sendo dois pacientes em estado grave e nove estáveis. No Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, seis homens e quatro mulheres deram entrada e todos estão estáveis. Já no Hospital Municipal Miguel Couto, no Leblon, entre os sete homens e duas mulheres que deram entrada, apenas uma paciente está grave, passando por cirurgia neste momento. Os demais estão estáveis.
A pista ficou interditada por cerca de seis horas, para que equipes de resgate e da prefeitura realizassem o destombamento do ônibus e atuassem no socorro às vítimas, sendo liberada por volta de 12h40. Durante a interdição, os veículos foram desviados pelas ruas Almirante Mariath, Monsenhor Manuel Gomes e Vinte e Cinco de Março. Como rotas alternativas, a Linha Vermelha e a pista do Gasômetro foram as opções. Além do Samu e dos Bombeiros, equipes da CET-Rio e da Guarda Municipal atuaram no local, além da Polícia Civil, que periciou o ônibus.  
Passageiros criticam o serviço da linha 397 na internet
Em uma página do Facebook, usuários da linha 397 comentaram sobre o acidente e fizeram críticas sobre as condições dos veículos que operam no itinerário.
"Esse ônibus tá um lixo! Essa empresa tá brincando com a vida das pessoas" comentou um dos usuários. Uma internauta até mesmo citou outras linhas: "Do jeito que sempre andam os ônibus da linha 393, 369 e 397 eu me surpreendo por não acontecer mais casos como esse. Ônibus todos velhos, caindo aos pedaços e só andam lotados!"
Entre as reclamações dos veículos, teve pessoas falado diretamente da empresa. "Essa linha, ou melhor dizendo, essa empresa tem que acabar de vez. Além do mal atendimento com os passageiros, sempre tem acidentes e os ônibus tem problemas mecânicos".