Campanha Natal sem Fome foi lançada neste domingo (16), na orla da Praia de CopacabanaDivulgação
Ação da Cidadania lança campanha Natal sem Fome na praia de Copacabana neste domingo
Doações podem ser feitas até dezembro através do site www.natalsemfome.org.br e pelo pix do projeto
Rio- A ONG Ação da Cidadania realizou, na manhã deste domingo (16), no Dia Mundial da Alimentação, na orla da praia de Copacabana, Zona Sul do Rio, a campanha Natal sem Fome, com objetivo de conscientizar a população sobre a gravidade da fome e o desmonte de políticas públicas voltadas para a segurança alimentar. As doações para o projeto podem ser feitas até dezembro através do site www.natalsemfome.org.br e pelo pix doe@natalsemfome.org.br.
No local, foram instalados equipamentos para simular compras do mês de famílias que recebem até R$ 303, renda mensal de 18% da população. Além disso, a orla recebeu árvore de Natal decorada com carcaças e restos de alimentos, com mesa e cardápio preparados para uma ceia simbólica.
Mais de 300 comitês e lideranças voluntárias estiveram presentes no lançamento. A ação também contou com espaço para arrecadação de alimentos, painéis informativos, atividades para crianças e loja para venda de produtos da ONG.
A campanha reviveu as tristes notícias e humilhações às quais 33 milhões de brasileiros que passam fome no Brasil foram submetidos esse ano. Os dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), divulgados recentemente em parceria com a Ação da Cidadania, também revelaram que a insegurança alimentar é maior em lares com crianças abaixo de 10 anos. Não à toa, o Rio de Janeiro foi escolhido para o lançamento da mobilização nacional. O estado representa hoje o retrato da fome no país, com mais de 15% da população sem ter o que comer.
“De todas as campanhas do Natal Sem Fome que fizemos, em 30 anos de história, sem nenhuma dúvida esta é a mais importante. Não apenas pelo tamanho da fome em todo país, mas principalmente pela negligência e até negação com que ela vem sendo tratada por quem a deveria enfrentar, ou seja, o poder público. O resultado se materializa nas sobras de comida e carcaças que estão sendo disputadas por milhões de pessoas, e que nos envergonham enquanto país”, ressalta Daniel Souza, presidente do Conselho da Ação da Cidadania.
O Natal Sem Fome desse ano integra o Pacto pelos 15% com Fome, movimento liderado pela Ação da Cidadania, que completou três meses na última sexta-feira (15), atingindo a marca do equivalente a 1.500 toneladas de alimentos arrecadados.
Sobre a Ação da Cidadania
A Ação da Cidadania foi fundada em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, conhecido como Betinho, com o objetivo de combater a fome e a desigualdade socioeconômica no país e ajudar os mais de 32 milhões de brasileiros vivendo abaixo da linha da pobreza naquele ano. Desde a sua criação, a ONG deu início a uma série de iniciativas, sendo o Natal Sem Fome a mais célebre delas.
Em 2021, a Ação da Cidadania iniciou as campanhas Brasil Sem Fome, que arrecadou 20 mil toneladas de alimentos somente no primeiro ano, e a SOS Enchentes Brasil, que leva donativos e eletrodomésticos para estados afetados por catástrofes. Já em 2022, a ONG lançou o Pacto pelos 15% com Fome, uma convocação à sociedade civil, empresas e agências de mídia na luta contra a insegurança alimentar grave, que hoje atinge 33,1 milhões de pessoas, ou seja, 15% da população brasileira.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.