Evento reuniu líderes da região Ibero-americana, incluindo cidades como Montevidéu, Santiago, Assunção, Brasília e São PauloDivulgação / SMAC

Rio – Para reafirmar a responsabilidade do Rio com a construção de uma cidade mais sustentável, o vice-prefeito e secretário municipal do Ambiente e Clima, Nilton Caldeira, desembarcou em Buenos Aires, na Argentina, para assinar a Carta de Intenção sobre Ações Climáticas junto às cidades da Região Cone Sul – Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai –, durante a XI Reunião de Prefeitos da União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI), que aconteceu na última semana.

O documento permite ao Rio ampliar o diálogo e potencializar suas ações em prol do meio ambiente, com a construção de uma agenda ambiental em parceria com os demais municípios participantes de rede. Uma vez que as cidades mostraram seu papel fundamental no desenvolvimento de uma sociedade mais verde e inclusiva, as medidas de combate às mudanças climáticas incluem a gestão sustentável dos resíduos sólidos urbanos, a promoção da mobilidade sustentável e soluções baseadas na natureza.

"Fazer parte dessa rede é de grande importância, porque possibilita que o Rio una forças com outras grandes cidades e avance cada vez mais no binômio meio ambiente e sustentabilidade. A secretaria está debruçada na temática e, inclusive, atualizou o nome da pasta e reforçou o time de especialistas em mudanças climáticas, a fim de ter uma atuação mais robusta nesse sentido", afirmou Caldeira.

Na reunião, líderes da região Ibero-americana (países ou territórios em que o português e o espanhol são as línguas predominantes), incluindo cidades como Montevidéu, Santiago, Assunção, Brasília e São Paulo, também fizeram um balanço das atividades realizadas no último ano e compartilharam experiências sobre desenvolvimento sustentável no planeta.

A UCCI é uma rede internacional sem fins lucrativos que integra e fortalece governos democráticos, tratando de temas voltados especialmente para a sustentabilidade e governança ambiental.