Casa da Mulher Carioca Elza Soares foi inaugurada em Padre MiguelDivulgação

Rio – A Prefeitura do Rio inaugurou, nesta quarta-feira (26), a Casa da Mulher Carioca Elza Soares, na Vila Olímpica Mestre André, em Padre Miguel, Zona Oeste da cidade. O espaço, criado através da Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher, vai oferecer cursos e oficinas de capacitação gratuitos, além de atendimento psicológico e orientação jurídica para vítimas de violência doméstica.
“Eu tenho a honra de ter sido o primeiro prefeito de capital a criar uma secretaria das mulheres. A grande missão de uma Casa da Mulher Carioca é fazer com que várias Beneditas (fazendo referência à Benedita da Silva, deputada federal que estava no evento) surjam por aí de uma maneira mais simples. A gente se orgulha quando vê a história de vida da Elza Soares e da Benedita, duas mulheres que vieram da favela, com todo tipo de dificuldade, e que foram à luta e venceram. Queremos que as meninas e mulheres aqui da Zona Oeste, do Rio de Janeiro e de todo o Brasil possam atravessar essa jornada com mais felicidade e igualdade. É para isso que fazemos a Casa da Mulher Carioca”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.
Esse é o terceiro espaço do tipo a ser criado, o segundo na Zona Oeste. A escolha do local busca aumentar a oferta de atendimento na região, que apresenta os maiores números de casos de violência contra a mulher no Rio. As unidades Casa Tia Doca, em Madureira, e Casa Dinah Coutinho, em Realengo, foram criadas em 2016 e atendem, em média, 5.600 mulheres por mês.
“Nosso objetivo é atender todas as mulheres do Rio de Janeiro, com o propósito de garantir vida e dignidade para as cariocas. Essa casa também faz o atendimento de mulheres em situação de violência. Teremos ainda cursos, atividades e muita informação para que elas possam realizar aqui os seus sonhos, para que possamos construir um Rio de Janeiro com a cara das mulheres cariocas”, disse a secretária de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade.
 
Durante o lançamento do novo espaço, foi disponibilizada uma série de serviços gratuitos da Prefeitura. Entre eles, oficinas de capacitação, emissão de documentos, inscrições em cursos e vagas para trabalho e atendimentos realizados por equipes da secretaria de Assistência Social.
O nome da casa é uma homenagem à cantora Elza Soares, que faleceu em janeiro deste ano. Nascida e criada na comunidade Vila Vintém, em Padre Miguel, a renomada artista foi uma mulher à frente de seu tempo como feminista e ativista no antirracismo, e levou o nome do bairro para o mundo.