Fachada do Colégio Pedro II no bairro de São Cristóvão Agência O Dia

Rio - Com o aumento dos casos de Covid-19, escolas do Rio começam a discutir retorno do uso de equipamentos de proteção individual em salas de aula e outras já orientaram pelo regresso do item, como foi o caso do colégio federal Pedro II. Esta semana, ao menos cinco universidades se posicionaram favoráveis a recomendação da utilização de máscaras em ambientes fechados.
Por meio de nota, a direção do Pedro II (CP2), um dos mais tradicionais colégios do Brasil, informou que, devido ao aumento dos casos de Covid-19 no município do Rio de Janeiro, retomou, a partir desta quarta-feira (9), a recomendação quanto ao uso de máscara em ambientes fechados para estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos com objetivo prevenir e reduzir a transmissão da doença.

A diretoria ressaltou também que outras medidas de prevenção coletiva também devem ser estimuladas, tais como: uso de álcool 70%, higienização das mãos, distanciamento físico entre as pessoas, limpeza e desinfecção de ambientes.
Ao todo, o CP2 conta com 14 campi e um Centro de Referência em Educação Infantil, além de cerca de 13 mil alunos e 2500 servidores.
Em nota, outro tradicional colégio carioca, o São Bento, no Centro, informou que, atualmente, trabalha com o contínuo monitoramento da situação dos alunos que, em casos suspeitos e/ou confirmados para Covid, o aluno é afastado. Não informaram, se pensam em voltar a aconselhar o uso de máscaras em sala de aula.
O Colégio Santo Agostinho e o Palas informaram que, estão em constante contato com suas assessorias médicas, não descartam a possibilidade de um regresso ao uso de proteção contra a Covid-19.
Até agora, cinco universidades já informaram que voltaram a recomendar o uso de máscaras em ambientes fechados; dentre elas, três são federais: A Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFRJ, a Unirio e a Universidade Federal Fluminense, a UFF, com sede em Niterói e no interior do Estado. A Universidade Estadual do Rio de Janeiro, a Uerj, também fez a recomendação do uso da proteção, assim como a Pontifícia Universidade Católica, a PUC.