No Complexo do Chapadão, duas pistolas, um rádio transmissor e drogas foram apreendidosDivulgação/Polícia Militar

Rio - A Polícia Militar realizou, desde o início da manhã desta sexta-feira (18), operações em diversas favelas da Zona Norte do Rio e da Baixada Fluminense. Equipes atuaram contra o crime organizado no Complexo do Chapadão, entre os bairros de Costa Barros, Pavuna, Anchieta, Guadalupe e Ricardo de Albuquerque; no Morro do São João, no Engenho Novo; além de nas comunidades dos Bancários; Boogie Woogie; Morro do Dendê; Parque Royal; Praia do Rosa e Querosene, na Ilha do Governador; e da Lagoa, no município de Magé. 
No Complexo do Chapadão, a operação foi realizada pelo 41º BPM (Irajá), com apoio do 2º Comando de Policiamento de Área (2ºCPA), para localizar envolvidos na morte do major do Corpo de Bombeiros, Wagner Luiz Melo Bonin, que teve o corpo encontrado carbonizado e com marcas de tiro dentro de um carro na comunidade. Na localidade do Parque Esperança, equipes foram atacadas a tiros e houve confronto. Após os tiroteio, dois suspeitos foram encontrados feridos e foram socorridos para o Hospital Estadual Carlos Chagas.
Ainda não há informações sobre os estados de saúde dos baleados. Foram apreendidos uma pistola calibre 380, com sete munições e numeração raspadas; uma pistola calibre 45, com cinco munições e numeração raspada; 32 pinos de cocaína; 13 trouxinhas de maconha; dois rádios transmissores e dois cadernos de anotações. 
O bombeiro foi sequestrado por traficantes do bairro de São Matheus, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, na última quarta-feira (16), enquanto tirava fotos de barricadas instaladas na comunidade da Jaqueira, onde morava. A PM chegou a realizar, nesta quinta-feira (17), uma operação na região. Na noite de ontem, um suspeito foi preso após confessar o crime, durante uma abordagem na Avenida Brasil, em Irajá, na Zona Norte do Rio. 
Já a ação nas comunidades da Ilha do Governador foi realizada pelo 17ºBPM (Ilha do Governador), junto com o Batalhão de Ações com Cães (BAC) e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), com o objetivo de coibir movimentações criminosas. No Parque Royal, as equipes prenderam dois homens e apreenderam 134 munições, cinco carregadores, bateria, base para rádio transmissor, um cinto tático e 275 invólucros de cocaína. 
Ainda segundo a PM, durante a operação, suspeitos atiraram contra os policiais, dando início a uma troca de tiros. Após os disparos, uma pessoa foi encontrada ferida e foi socorrida para o Hospital Municipal Evandro Freire e uma pistola foi apreendida. Não há informações sobre seu estado de saúde. Também na região, houve tentativa de impedir o fluxo em vias públicas e os materiais usados foram retirados. Equipes do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão (RECOM) reforçam o patrulhamento no local.
No Morro do São João, atuam a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), a Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) e o Batalhão de Ações com Cães (BAC). Na região, um muro de contenção construído pelo crime organizado foi demolido. Não houve registro de prisões ou apreensões. 
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio, na Ilha do Governador, a Clínica da Família Maria Sebastiana de Oliveira continua atendendo a população, mas não realiza visitas domiciliares, enquanto o Centro Municipal de Saúde Parque Royal acionou o protocolo de acesso mais seguro e interrompeu as atividades. Já as CFs Manoel Fernandes de Araújo e Epitacio Soares Reis, na região do Complexo do Chapadão, e a Cabo Edney Canazaro de Oliveira, no Engenho Novo, mantêm o atendimento à população, mas as atividades externas estão suspensas. A Secretaria Municipal de Educação do Rio (SME) informou que as escolas da rede que ficam nessas áreas funcionam normalmente.
Na favela da Lagoa, na Baixada Fluminense, equipes do 34º BPM(Magé) estiveram no local. De acordo com a Prefeitura de Magé, as unidades de saúde e educacionais estão funcionando normalmente nesta sexta-feira e o bairro apresenta movimentação normal.
A Polícia Militar pede a colaboração da população para localizar criminosos e esconderijos de armas e de drogas pelo 190 ou pelo Disque Denúncia, nos telefones (21) 98849-6099; (21) 2253-1177 ou 0300-253-1177, além do App Disque Denúncia RJ e também pelo inbox do Facebook e Twitter dos Portal dos Procurados. O anonimato é garantido.