Rio – José Eduardo Neves Cabral, filho do ex-governador Sérgio Cabral, foi transferido para o Batalhão Especial Prisional (BEP) da Polícia Militar, em Niterói, Região Metropolitana, nesta sexta-feira (25), mesma unidade prisional que seu pai está preso. A transferência foi realizada pela Polícia Federal. A decisão é da juíza Rosália Monteiro Figueira, da 3ª Vara Federal Criminal, onde o processo tramita sob sigilo. A audiência de custódia manteve a prisão de José Eduardo.
José Eduardo era um dos principais alvos da operação "Smoke Free" – ação conjunta da PF e do Ministério Público Federal, com apoio da U.S Homeland Security Investigations (HSI), para desmantelar uma criminosa armada e transnacional especializada em comércio ilegal de cigarros – e um dos gerentes de uma organização criminosa "armada e transnacional", de acordo com o MPF, dedicada à vendas ilegais de cigarro, que chegou a gerar prejuízo de cerca de R$ 2 bilhões à União.
Até o momento, 13 pessoas foram presas, entre elas sete PMs e um agente da própria PF, identificado como Alan Cardoso Inácio de Assis. A ação resultou também na apreensão de cerca de R$ 400 mil em espécie, milhares de cigarros clandestinos, veículos de luxo, joias, mídias, celulares, computadores e documentos diversos. Ao total, foram expedidos 27 mandados de prisão preventiva e 50 mandados de busca e apreensão, pela 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.
José Eduardo é dono da produtora ZC Entretenimento, de eventos, feiras e shows. Ele tem 26 anos e é filho do ex-governador com a primeira mulher, Suzana. Seu pai, Sérgio Cabral, chegou a passar mal e desmaiou ao saber do pedido de prisão contra seu filho. Ele recebeu atendimento médico dentro da unidade prisional.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.