Estátua de JK foi recuperada em ação conjunta do 25º BPM (Cabo Frio) e da PRFDivulgação/Polícia Militar

Rio - A estátua de Juscelino Kubitschek que desapareceu da Orla Bardot, na cidade de Búzios, na Região dos Lagos, na madrugada de sábado (26), foi recuperada durante uma operação conjunta entre a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), na tarde deste sábado. Inicialmente, a Polícia Civil investigava o furto do monumento de bronze em homenagem ao presidente do Brasil, entre os anos de 1956 e 1961, mas a escultura foi retirada do local, que fica em um trecho da Praia da Armação, para restauração. 
De acordo com a Polícia Militar, após ações de inteligência do 25º BPM (Cabo Frio), os envolvidos na remoção da estátua da orla Bardot foram identificados e conduzidos para a 127ª DP (Armação dos Búzios), onde o caso foi registrado. Os homens aparecem em imagens de câmeras sistema de monitoramento da prefeitura retirando o monumento, às 2h24 do sábado. Na distrital, eles explicaram que houve uma falha de comunicação, que levou as autoridades a acreditarem que a escultura havia sido furtada.
No entanto, os homens a levaram para a restauração. A estátua foi entregue para os agentes da delegacia. Em uma publicação nas redes sociais, o prefeito Alexandre Martins confirmou a recuperação da obra. "A estátua já está voltando para a cidade. Foi muito importante as câmeras de monitoramento, identificar as pessoas, o carro", disse prefeito.
 
Também nas redes sociais, o secretário municipal de Cultura e Patrimônio Histórico afirmou que o monumento será restaurado por seu criador. "A pedido do prefeito, acabei de conversar com o artista Hidelbrando Lima, que é o escultor criador da obra, na próxima semana iniciaremos o processo emergencial de restauro do querido JK, e em breve ele voltará para a Orla Bardot de onde fica a contemplar o mar de Búzios", explicou.
Procurada, a Prefeitura de Búzios informou que estátua em breve voltará para a Orla Bardot, e que houve uma falha de comunicação sobre o furto.
"Após a Prefeitura registrar a ocorrência do furto na 127ª Delegacia de Polícia, foi realizado um levantamento de imagens no Centro de Monitoramento do município. Por determinação do Comandante do 25º BPM, Tenente Coronel Oliveira, a equipe de busca da AIB 25 (P2), o Comandante da 5ªCIA, Tenente Madureira, e uma equipe da Secretaria de Segurança e Ordem Pública procederam para a cidade do Rio de Janeiro para fazer diligências com a equipe da subsecretaria de Inteligência (SSI PMERJ), onde após buscas, realizou contato com a senhora Ísis Penido, esposa do falecido Paulo Penido, cidadão que fez a doação da estátua para o município. A mesma informou ser uma falha de comunicação, pois o monumento teria sido retirado por uma empresa que ela contratou, para ser levada para restauração", explicou.

As três pessoas contratadas pela senhora Ísis Penido foram conduzidas à 127ª DP de Búzios para os devidos esclarecimentos e liberados. O veículo ficou apreendido devido às restrições judiciais. Os envolvidos responderam criminalmente pelo suposto furto.

O monumento de JK está na Secretaria de Segurança e Ordem Pública, e será restaurado pela Prefeitura de Búzios, e em breve voltará para à Praia da Armação, na Orla Bardot.
Estátua de JK

Inaugurada em 2006 na Orla Bardot, trecho da Praia da Armação, a estátua homenageia o período em que o presidente Juscelino Kubitschek costumava passar suas férias em Búzios, na década de 1950, ocupando uma suíte de um casarão do século XVIII, que pertencia a seu ministro-chefe da Casa Civil, Oswaldo Penido. O monumento foi produzido pelo artista Hildebrando Lima, como presente de Paulo Soares Penido, familiar do então ministro.