Represa João Pinto, em Xerém, Duque de Caxias Rui Porto Filho / Divulgação

Rio – A Águas do Rio informou, nesta terça-feira (6), que os municípios de Duque de Caxias e Belford Roxo poderão ter o abastecimento de água comprometido devido à manutenção preventiva para limpeza das estruturas na represa João Pinto, em Xerém, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, que será executada pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) nesta quarta-feira (7), das 7h às 18h. A ação reduzirá em 50% a vazão da unidade.

A Companhia estadual informou que, após o término do serviço, a produção de água será retomada. Já a normalização do abastecimento, de acordo com a Águas do Rio, ocorrerá de forma gradativa, assim que a operação plena da represa for restabelecida. Por isso, a concessionária recomendou que as casas e comércios se preparem para o período de desabastecimento, reservando água das cisternas e caixas d’água apenas para o necessário, e informou que segue à disposição no canal 0800 195 0 195, por meio de ligação gratuita e mensagens via WhatsApp.

Os bairros mais afetados serão Amapá, Capivari, Jardim Primavera, Lamarão, Mantiquira, Pilar, Santa Cruz da Serra, Saracuruna e Xerém, em Duque de Caxias, e os bairros Babi, Capim Melado, Changrilá, Heliópolis, Lote XV, Nova Aurora, Outeiro, Parque Colonial, Parque São Bento, Piam, Recantus, Vale do Ipê e Xavantes, em Belford Roxo.
Na última terça-feira (29), a Companhia concluiu a manutenção programada no Sistema Imunana-Laranjal, que atende aos municípios de São Gonçalo, Niterói, Itaboraí (água bruta), Maricá, nos distritos de Inoã e Itaipuaçu, ambos na Região Metropolitana, além da Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro. No último sábado (26), também foi concluída a manutenção anual preventiva do Sistema Gandu, uma espécie de 'check-up' anual para garantir pelo funcionamento durante o verão.