Por tiago.frederico
Publicado 18/02/2016 11:11 | Atualizado 18/02/2016 13:32

Rio - O temporal desta quarta-feira causou a queda de muitas árvores em várias partes do Rio. Até o final da manhã desta quinta-feira, a Comlurb já havia contabilizado 200 ocorrências, entre quedas de árvores e de galhos. O número exato ainda não é possível calcular, pois "a todo instante" surgem novas ocorrências, afirmou a companhia que trabalha na liberação das vias.

Em algumas regiões, onde árvores e galhos caem sobre postes e a rede elétrica, é necessário o apoio da Light, que faz o desligamento e reparo da rede. Em função disso, muitos bairros estão sem energia. De acordo com a Light, técnicos trabalham nesta manhã para restabelecer o fornecimento em trechos da Taquara, Anchieta, Realengo e Cachambi, "além de casos pontuais em outros locais da cidade, incluindo ocorrências que poderiam impactar na segurança da população e situações de maior gravidade". A luz já voltou em Coelho Neto e Vila Valqueire.

Árvore caída na Rua Teodoro da Silva, em Vila Isabel, é retiradaSeguidora @xLuMartins

O Centro de Operações da Prefeitura alertou que, por conta da falta de luz, há sinais com mau funcionamento no Centro, Ipanema e Lagoa, na Zona Sul; Piedade, Abolição, Cascadura, Cachambi, Méier e Vila Isabel, na Zona Norte; e Jacarepaguá e Guaratiba, na Zona Oeste. Equipes da CET-Rio atuam nos principais cruzamentos.

Nas redes sociais, moradores também relatam falta de energia em Padre Miguel e Realengo, na Zona Oeste, e em Ricardo de Albuquerque, Quintino, Vicente de Carvalho, Pilares, Engenho de Dentro e Anchieta, na Zona Norte.

MAIS:

Chuva e ar-acondicionado podem ser causa de queda de marquise em Madureira

Pelo terceiro dia seguido, Município do Rio entra em Estágio de Atenção

GALERIA: Forte chuva deixa Rio em Estágio de Atenção

Segundo a companhia, o fornecimento de energia foi comprometido por conta do intenso temporal com forte ventania e a incidência de muitas descargas atmosféricas que ocasionaram a queda de diversos objetos, árvores inteiras e galhos sobre a rede.

O Corpo de Bombeiros informou que militares foram acionados para fazer o corte de árvores nas ruas Jacuruta e Monsenhor Alves Rocha, na Penha, e Flack, Riachuelo e Carlos Costa, no Riachuelo. Uma equipe também foi vista cortando uma árvore que caiu na Rua Teodoro da Silva, em Vila Isabel.

Previsão do tempo

Embora o Rio tenha retornado ao Estágio de Normalidade às 4h13, ainda deve chover muito nesta quinta-feira. De acordo com o Sistema Alerta Rio, o céu ficará alternando entre nublado e parcialmente nublado e pancadas de chuva moderada ocorrerão em pontos isolados a partir do fim da tarde.

A chuva pode vir acompanhada de mais descargas elétricas e rajadas de vento moderado a forte. Mesmo com a chuva o calor não vai embora. As temperaturas podem chegar até 38ºC hoje.

O Centro de Operações da Prefeitura explicou que o município retornou para o Estágio de Normalidade pois os núcleos de chuva, que atuaram sobre o Rio na noite de ontem e na madrugada de hoje, perderam intensidade. No momento, há registro de chuva fraca em pontos isolados.

O Estágio de Normalidade, primeiro em uma escala de três, é caracterizado pela ausência de chuva ou ocorrência de chuva fraca nas próximas horas. Já o Estágio de Atenção, o segundo, é caracterizado pela possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas.

Você pode gostar