Por marlos.mendes

Rio - As irmãs Giulia e Eliza Fragni sempre nutriram uma atração especial pelo universo particular da gastronomia. Tanto que durante a infância, os brinquedos preferidos das meninas não eram bonecas. Muito pelo contrário. A dupla gostava mesmo é de se esbaldar na cozinha de casa, em Niterói, usando aqueles pequenos rolos de massa e também cortadores de biscoitos, sempre prontas a inventar variadas receitas.

“Não consigo nem lembrar a primeira vez que entrei em uma cozinha, sempre ajudando minha mãe a cozinhar diversos pratos. Depois do falecimento dela, começamos a cozinhar diariamente para a família”, lembra Giulia Fragni, que, juntamente com a irmã Eliza, está à frente da Casa Fragni, em Pendotiba, Niterói.

Desde a infância%2C as irmãs Giulia e Eliza Fragni sempre gostaram de estar na cozinha Divulgação

A abertura da casa, contudo, aconteceu por acaso, em 2011 — desde 2007, as duas comandavam o Buffet Fragni. Giulia recorda que certa vez resolveu parar em uma antiga delicatessen para esperar Eliza, que voltava da faculdade. Durante a conversa com a dona do estabelecimento, a proprietária contou que estava passando o ponto.

“Nós somos de Pendotiba e sempre falamos que faltavam opções de gastronomia na região. Então, achamos justo investir por aqui. Além do mais, estávamos sentido falta de um espaço para termos mais liberdade criativa e dinamismo com o público”, conta Giulia Fragni.

Com capacidade total de 50 lugares, a Casa Fragni tem cardápio com diversas iguarias feitas no próprio local - desde os pães até as sobremesas. O menu, aliás, tem 55 itens, contando entradas, sanduíches e pratos principais, além das opções do dia. “O mais pedido é o La Bella Parma, um risoto de presunto de Parma, ervas e azeite trufado”, destaca Giulia.

Além do menu tradicional, a Casa Fragni também promove eventos variados ao longo do ano. Giulia conta que periodicamente é realizado um jantar-aula — a pessoa faz o próprio prato — e eventos temáticos como festivais de hambúrger e de cogumelo, por exemplo. “Também organizamos jantares com harmonização de vinhos ou cervejas, sempre com a presença de um sommelier”, entrega Giulia, acrescentando que o estabelecimento tem uma adega com cerca de 300 rótulos e carta de cerveja bastante diversificada.

O prato mais pedido da Casa Fragni é o La Bella Parma%2C um risoto de presunto de Parma%2C ervas e azeite trufadoDivulgação

Giulia Fragni nasceu em Parma, Itália, e veio para cá aos três anos de idade. Formada em Gastronomia pela Universidade Estácio de Sá, trabalhou em outros locais antes de fundar o Buffet Fragni — esteve no Brasserie Rosário, no hotel Porto Bay e no Buffet Crika Camargo.

Já Eliza Fragni estuda Administração, mas sempre aproveitou os conhecimentos da irmã, uma vez que as duas cozinhavam juntas todos os dias. Atualmente, a dupla mantém no YouTube o canal Abobrinhas na Cozinha (http://www.abobrinhas.blog.br).

SERVIÇO

Estrada Caetano Monteiro, 164, loja 112 A, Pendotiba
Telefone: (21) 2616-5425
Segundas — Fechado
Terças/Quartas/Quintas/Sextas — de 17h às 23h30
Sábados — de 9h às 23h30
Domingos — de 9h às 16h30

Você pode gostar