Por luana.benedito

Rio - Eis o menor sapo do Brasil. Com nada mais, nada menos, 17 milímetros de comprimento, acaba de ser encontrado em uma área de mata fechada, na localidade do Avaí, em Itaperuna, no Noroeste do Estado do Rio, uma rara espécie de sapo-pulga. Cientificamente denominado Brachycephalus Didactylus, o minúsculo anfíbio é também considerado o segundo menor do mundo.

Menor sapo do Brasil é encontrado em ItaperunaDivulgação

De acordo com a bióloga Maria Inês Tederich, da secretaria do Ambiente de Itaperuna, o sapo-pulga está atualmente ameaçado de extinção. Ainda segundo ela, o local onde foi encontrado o anfíbio é um dos mais adequados para sua sobrevivência. “Esta espécie é um indicador de qualidade do local, pois não precisa de água, mas de lugares úmidos, ou seja, mata fechada com muita sombra”, destaca.

O primeiro registro de um sapo-pulga no Brasil foi em 2012, na região conhecida como Serra das Torres, em Atílio Vivacqua, no Espírito Santo. “Estes bichinhos não se locomovem por longas distâncias, são avistados como se fossem manchas, um morador do chão das florestas. Possivelmente, é o menor animal vertebrado do Brasil”, ensina Jane Oliveira, pesquisadora do Instituto Estadual do Meio Ambiente do Espírito Santo.

Você pode gostar