Por luana.benedito
A indústria cervejeira de Petrópolis tem história e surgiu há 174 anosDivulgação

Rio - Petrópolis está prestes a ser transformar na capital estadual da cerveja. É que um projeto de lei, de autoria do deputado Gustavo Tutuca, em tramitação na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), prevê a concessão do título à Cidade Imperial. Atualmente, a proposta se encontra na Comissão de Constituição e Justiça.

De acordo com o deputado, o projeto de lei poderá ser votado ainda nesta semana. Segundo Tutuca caso realmente venha a ser aprovado pelo plenário da Alerj, deverá ser sancionado imediatamente pelo governador Luiz Fernando Pezão. “Esperamos que até o fim de junho ocorra a sanção”, acredita o parlamentar.

Ainda conforme o deputado, a criação do projeto de lei que concede o título de capial estadual da cerveja à Petrópolis se deve à história da cidade. Berço da bebida no Brasil há 174 anos — a Bohemia foi a primeira cervejaria do país —, o setor cervejeiro é atualmente um dos pilares econômicos do município, atraindo grande número de visitantes todos os anos.

“A história da cerveja no Brasil passa por Petrópolis. É um importante reconhecimento à cidade, que tem tradição na produção da bebida e que vem passando por um novo momento, com o crescimento das cervejarias artesanais. E o título vai proporcionar uma marca oficial, fomentando o setor e também o turismo”, destaca o deputado.

Hoje em dia, além das cervejarias tradicionais e que produzem em larga escala, Perópolis possui um considerável número de produtores atuando no segmento artesanal. Há atualmente um total de 17 pequenas indústrias, sendo 10 delas consideradas ‘ciganas’ — são aquelas que usam a estrutura de outras cervejarias para produzir a bebida.

Para o prefeito Bernardo Rossi, a concessão do título confirma a vocação e o potencial do setor cervejeiro, que se reflete também no turismo da cidade. “É uma honra esse reconhecimento. Chega em um momento em que vemos crescer a produção artesanal, que já se torna referência no mercado”, enaltece o prefeito.

Você pode gostar