Rio - Aprimorar o desenvolvimento cognitivo, a concentração, o raciocínio lógico e a disciplina dos alunos. São as diretrizes que norteiam o projeto Xadrez nas Escolas, programa adotado pela Secretaria de Educação e Cultura de Varre-Sai no ano letivo de 2017 e que atualmente ensina as técnicas do jogo de tabuleiro milenar em quatro colégios da rede municipal de ensino.
Atualmente presente nos colégios Elídio Valentim de Moraes, Vargem Alegre, Cruz da Ana e Primo José Sobreira, o projeto Xadrez nas Escolas será ampliado gradativamente — hoje, a ferramenta educativa atende a cerca de 350 estudantes do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O objetivo da Secretaria de Educação e Cultura é levar o programa para as outras dez unidades da rede de ensino do município.
De acordo com o secretário de Educação e Cultura de Varre-Sai, Carlos Alberto da Silva, a ideia de introduzir o jogo nas escolas da cidade surgiu após serem observados casos de alunos com dificuldades de concentração. Não por acaso, segundo ele, os estudantes que passaram a jogar xadrez começaram a apresentar melhor desempenho em todas as outras disciplinas e têm demonstrado evolução geral nas demais áreas da vida.
“A importância do xadrez é que permite repensar o processo de ensino e aprendizagem, pois eleva o nível intelectual, social e de concentração dos alunos, propiciando uma melhora significativa. E os benefícios não param por aí, pois ainda permite o desenvolvimento das habilidades e hábitos necessários à tomada de decisões pelas crianças”, salienta o secretário.