Por luana.benedito

Rio - A temporada de férias já bate à porta. Nada melhor, então, do que fazer as malas e aproveitar as festas de fim de ano Natal e Revéillon nas cidades do interior do Estado do Rio. Basta apenas, é claro, se programar e escolher entre as temperaturas mais amenas da serra ou a agitação à beira-mar.

Na Região Serrana, Petrópolis prepara programação bem extensa. Até 6 de janeiro haverá shows, peças de teatro e o festival gastronômico Sabor Natal Imperial, com 30 restaurantes e pratos exclusivos. O Centro Histórico também ganhará iluminação especial com mais de dois milhões de lâmpadas informações no www.natalimperialpetropolis.com.br.

Em Petrópolis%2C a programação vai até dia 6 de janeiro e inclui iluminação especial dos pontos turísticoDivulgação

Quem for a Petrópolis também poderá curtir um pequeno roteiro de compras no circuito de moda que inclui a Rua Teresa, o Polo do Bingen e a Feirinha de Itaipava. Outra opção são os passeios nas zonas rurais Araras, Vale das Videiras, Caminhos do Brejal e o Vale do Bonfim.

Teresópolis também prepara iluminação para comemorar o Natal e o Ano Novo. Vale visitar o bairro do Alto e conhecer os restaurantes da região. No Centro, a pedida é a tradicional Taberna Alpina, seja para almoços ou chás da tarde. E não deixe de conhecer a Vila St. Gallen, complexo onde fica a cervejaria Therezópolis. Para os amantes da boa música e carros antigos, o Paradise Garage, que apresenta shows semanais.

Região dos Lagos e Costa Verde ostentam diversos destinos para curtir à beira-mar

As cidades com praias também são uma boa pedida para curtir as festas de Natal e Réveillon. Vale pegar a estrada e conhecer Angra dos Reis e Paraty, na Costa Verde, e também os municípios de Saquarema, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios, na Região dos Lagos.

Em Angra e Paraty, a pedida são os tradicionais passeios de barco e as várias cachoeiras, além de circular sem pressa pelos centros históricos e curtir a culinária local. Paraty, aliás, foi recentemente recebeu o título de cidade criativa para a gastronomia, da Unesco, e abriga restaurantes de comidas típicas e de cozinha internacional.

Em Arraial do Cabo%2C uma boa pedida é visitar a Prainha%2C que conta com diversos bares e restaurantesDivulgação

Na Região dos Lagos, Saquarema e Cabo Frio se destacam quando o assunto é a prática de surf. Afinal, têm praias com ondas perfeitas. Em Saquarema ainda é possível visitar o Templo do Rock, que é comandado pelo cantor Serguei. Já em Cabo Frio, vale a visita ao Museu do Surf.

Em Arraial do Cabo e Búzios, o ideal é pegar o carro ou fazer passeios de barco para conhecer praias e ilhas paradisíacas. Na primeira, vale conhecer o Pontal do Atalaia e as ilhas do Farol e dos Porcos, ideais para a prática de mergulho. Já em Búzios, destaque para as Praias de João Fernandes e do Forno. Em todas as cidades da Região dos Lagos, restaurantes para todos os bolsos e paladares.

No Vale do Café, no Sul Fluminense, cidades com grande riqueza histórica

O turismo rural também é outra opção para curtir bons momentos de lazer com a família durante a temporada das férias de fim de ano. Entre os destinos, o Vale do Café, no Sul Fluminense. Lá, cidades como Vassouras, Valença, Paulo de Frontin e Rio das Flores se destacam, reunindo belezas naturais e muita história.

"A região é belíssima. Os visitantes fazem uma viagem pelo tempo ao conhecer a suntuosa arquitetura rural, composta por casarões, fazendas e senzalas do tempo dos barões", destaca o secretário de Turismo do Governo do Estado, Nilo Sergio Felix.

Visitas às antigas fazendas de café são a grande atração da regiãoDivulgação

Na região do Vale do Café, aliás, é possível fazer trilhas de diferentes graus de dificuldades e conhecer o dia a dia do campo. Outra dica é aproveitar os dias de descanso para praticar esportes radicais ou, simplesmente, cavalgar. Vale ainda visitar as diversas fazendas da época de ouro do café.

Outra dica é o Jardim Ecológico Uaná Etê, no distrito de Sacra Família, em Paulo de Frontin. Em ampla área verde são 135 metros quadrados , o local prepara programação especial para 1º de janeiro de 2018. Logo pela manhã, a partir das 10h30, haverá um brunch. Em seguida, recital de harpa e contrabaixo conduzido por Cristina Braga e Ricardo Medeiros, respectivamente.

Com opções variadas hostels, pousadas ou hotéis , é só se programar e fazer reservas com antecedência

O Estado do Rio tem opções de hospedagem para todos os orçamentos. Há desde simples hostels e pousadas até hotéis de duas a cinco estrelas. Não por acaso, na hora de procurar um local para ficar com a família, melhor fazer uma pesquisa prévia para ver quais estão mais em conta e quais os serviços oferecidos.

Na Região Serrana, por exemplo, Petrópolis tem gama variada de pousadas e hotéis. Muitos ficam localizados no Centro e, portanto, bem perto das principais atrações históricas da cidade. É o caso do Casablanca Imperial, do Grande Hotel Petrópolis e do elegante Solar do Império. Em Itaipava, um dos distritos mais agitados, o Parador Santarém e a Pousada Quinta dos Pássaros. Perto dali, o Solar Fazenda do Cedro, no distrito de Pedro do Rio.

Localizados nos centros urbanos ou nas cercanias das cidades%2C estabelecimentos já se preparam para o Natal e o RéveillonDivulgação

Já em Teresópolis, o Hotel Alpina é uma opção bem localizada, distante 15 minutos da entrada do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Na estrada Teresópolis-Nova Friburgo, uma opção é o Le Canton. No Natal, terá ceia e chegada de Papai Noel. Já no Réveillon, show, queima de fogos, festa e ceia.

Na Região dos Lagos e na Costa Verde, a oferta de locais para se hospedar é bem variada. Há hostels, pousadas e hotéis para todos os bolsos. Basta escolher aquela opção que cabe no orçamento e fazer as reservas com antecedência para evitar surpresas. Em Búzios, por exemplo, uma boa opção é a Pousada Marbella, no 'coração' da Praia de Geribá. No Centro, os hotéis Barlavento, Pousada Bucaneiro e Aroma do Mar, entre outros. Já em Paraty, boas opções são os hotéis localizados no charmoso Centro Histórico, enquanto que em Mangaratiba uma das pedidas é o sossegado Portobello Resort & Safári.

Na Região dos Lagos e na Costa Verde há opções de hospedagem para todos os gostos e estilosDivulgação

O Vale do Café reúne opções de hospedagem para todos os orçamentos. E elas estão localizadas tanto nos centros urbanos das cidades da região como também nas cercanias dos municípios. Aqueles que quiserem voltar ao tempo, no entanto, podem optar pelos hotéis fazendas. Em Barra do Piraí, a Pousada Fazenda Ponte Alta e a Fazenda Ribeirão. Já em Vassouras, o Mara Palace Hotel e o Hotel Santa Amália. Não muito distante, a Fazenda Vista Alegre, em Valença, e a Fazenda União, em Rio das Flores.

Você pode gostar