Por lucas.cardoso
Rio - Batido o martelo. Em 2018, o município de Armação dos Búzios vai sediar o Mundial de Stand Up Paddle (SUP) e Paddleboard. A escolha da cidade da Região dos Lagos foi feita pela Associação Internacional de Surfe ISA, da sigla em Inglês. Pela primeira vez na história, o Brasil será sede da competição.

Organizado pela ISA, em parceria com o Ministério do Esporte, a Prefeitura de Búzios e a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), o torneio vai ser realizado entre os dias 23 de novembro e 1º de dezembro. A escolha da cidade brasileira tem como objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento do esporte no país  recentemente, Luiz Diniz se sagrou campeão de SUP Wave em competição realizada na Dinamarca.

Stand Up Paddle em BúziosDivulgação

ESPORTE EM EXPANSÃO

De acordo com a ISA, o stand up paddle e o paddleboard têm crescido bastante ao redor do mundo com a realização de torneios internacionais. Ainda conforme a entidade, desde 2012, quando ocorreram os primeiros mundiais, o esporte praticamente triplicou de tamanho, reunindo diversos adeptos.

Não à toa, as modalidades já começam a fazer parte de diversos grandes eventos esportivos. Estará, por exemplo, nos Jogos Pan-Americanos de 2019, em Lima, e os Jogos Mundiais da Praia de 2019, além dos Jogos Centenários de 2017, ambos na Nicarágua.

"Levar o Mundial de SUP e Paddleboard para o Brasil, um dos melhores mercados mundiais de surfe, proporcionará ótima oportunidade para o crescimento do esporte. Tivemos grande sucesso, com a inclusão da modalidade em grandes eventos multiesportivos, e continuaremos a liderar o SUP com o objetivo de inclusão olímpica nos Jogos de Paris, em 2024", avalia o presidente da ISA, Fernando Aguerre.

Publicidade
Uma tradição no esporte
Há seis anos, a cidade de Armação dos Búzios é sede do 'Rei de Búzios', competição que atualmente é considerada a prova mais técnica e exigente do stand up paddle race do Brasil. O torneio, por sinal, já faz parte do calendário de eventos do município da Região dos Lagos. Além de stand up paddle, também são realizadas provas de canoa havaiana OC1. As regatas acontecem nas belas praias de Ferradura e João Fernandes.