Autoridades alertam para a necessidade de ainda se manter o isolamento social, usar máscaras e higienizar as mãos, já que a vacina ainda não está disponível para todos - Divulgação
Autoridades alertam para a necessidade de ainda se manter o isolamento social, usar máscaras e higienizar as mãos, já que a vacina ainda não está disponível para todosDivulgação
Por Irma Lasmar
SÃO GONÇALO - A vacina chegou, mas ainda não está disponível para todos os gonçalenses e os meios de prevenção ao coronavírus devem continuar. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde continua com seu calendário de sanitização dos bairros, que acontece diariamente. Além disso, as equipes da Vigilância em Saúde Ambiental também fazem o trabalho de controle de arboviroses, principalmente para combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor de dengue, zika e chikungunya. (Confira o calendário no final da matéria)
As equipes sanitizam a cidade a cada 15 dias e a programação é divulgada toda semana. As unidades de saúde são desinfetadas semanalmente com o quaternário de amônio de 5ª geração diluído em água. As ruas dos bairros recebem o trabalho das 22 motofogs, que soltam no ar o mesmo tipo de amônia, mas diluída em glicerina vegetal. Outras 10 motos são usadas no combate ao Aedes aegypti.
Publicidade
“Temos duas frentes de trabalho que trabalham com prevenção. Mas a população, nos dois casos, precisa colaborar. Ainda precisamos manter o isolamento social, usar máscaras e higienizar as mãos para controlar o avanço do coronavírus. A vacina chegou para um grupo pequeno de pessoas. As restrições devem ser mantidas. E, dentro das casas, devemos cooperar não deixando água parada, que ajuda na proliferação do Aedes aegypti”, alertou o diretor do departamento de Vigilância em Saúde Ambiental, Adaly Fortunato.
Programação de sanitização:

Segunda-feira (25): Jardim Catarina, Pita e Coelho
Terça-feira (26): Trindade
Quarta-feira (27): Barro Vermelho, Itaúna, Rocha, Mutondo e Porto do Rosa
Quinta-feira (28): Boaçu, Porto Novo, Nova Cidade e Mutuá
Sexta-feira (29): Galo Branco, Vista Alegre, Laranjal, Porto da Pedra e Engenho Pequeno

Programação do controle de arbovirose:

Segunda-feira (25): Boa Vista, Itaúna e Rocha
Terça-feira (26): Guaxindiba, Boaçu e Laranjal
Quarta-feira (27): Jardim Catarina
Quinta-feira (28): Coelho, Gradim e Alcântara
Sexta-feira (29): Trindade
Publicidade