Em 2020, foram recolhidos mais de dois mil litros de óleo e, somente nos primeiros três meses de 2021, já foram recolhidos 1.023 litros
Em 2020, foram recolhidos mais de dois mil litros de óleo e, somente nos primeiros três meses de 2021, já foram recolhidos 1.023 litrosDivulgação
Por Irma Lasmar
SÃO GONÇALO - Incentivando as boas práticas em consciência ambiental, o Pátio Alcântara promove, de forma permanente, uma campanha - ainda pouco conhecida - de reciclagem de óleo de cozinha usado, voltado para seus públicos interno e externo. Para incentivar a participação dos consumidores, a cada dois litros de óleo usado entregues em garrafa pet ao programa, o shopping presenteia o doador com 500ml de detergente. Ou seja, além de fazer o descarte correto do resíduo, evitando prejudicar a natureza, a pessoa ainda ganha brinde. Em 2020, foram recolhidos mais de dois mil litros de óleo e, somente nos primeiros três meses de 2021, já foram recolhidos 1.023 litros. O material pode ser entregue na Administração (4º piso), de segunda a sexta, das 9h às 18h. O endereço é Praça Carlos Gianelli s/nº - Alcântara.
O empreendimento promove coleta seletiva nas lixeiras, que possuem divisórias para resíduos reciclável e não-reciclável. O lixo recebe cuidado especial, que possui sua própria Central de Gerenciamento de Resíduos (CGR). Todo o material reciclável é segregado internamente e destinado à empresa especializada em reciclagem. O prédio também disponibiliza lixeiras especiais para descarte de bitucas de cigarro e lixo eletrônico, como pilhas, baterias e celulares com defeito. Para descarte de lâmpadas fluorescentes, os clientes podem procurar a Administração, no horário de funcionamento do shopping. Todo o material coletado é descartado de maneira ambientalmente correta.
Publicidade
A cada ano, são arrecadadas consideráveis quantidades de resíduos recicláveis: de janeiro a dezembro de 2020, foram encaminhados para reciclagem 44.444 kg de resíduos, incluindo papelão (38.152 kg), plástico (3.362 kg), metal (878 kg), vidro (305 kg) e óleo usado (1.806l). No primeiro trimestre deste ano, o Pátio Alcântara enviou para reciclagem 12.431 kg de resíduos, incluindo papelão (9.550 kg), plástico (1.534 kg), metal (94 kg), vidro (98 kg) e óleo usado (1.155l).
Além do gerenciamento, coleta seletiva e descarte adequado de resíduos, o Pátio Alcântara adota medidas para gerar economia interna de água e energia. O local tem em seu projeto estrutural vitrais que permitem uma boa iluminação natural durante o dia, o que auxilia na economia de luz. Além disso, toda a área comum do shopping (corredores, banheiros e praça de alimentação) utiliza iluminação de lâmpadas de LED. Nos banheiros, todas as cabines dos sanitários são equipadas com descargas de duplo acionamento para utilização do volume de água adequado e os mictórios dos banheiros masculinos são ecológicos, pois não necessitam do uso de água e nem de produtos químicos. Ainda, as papeleiras foram substituídas por secadores de mãos a ar, economizando papel-toalha.
Publicidade
"Nossa operação pensa o futuro do planeta, criando no presente uma cultura voltada para a sustentabilidade e a economia de recursos. Ao longo dos anos, o Pátio Alcântara promove ações e práticas de responsabilidade socioambiental visando não só ajudar na conservação do meio ambiente como engajar e conscientizar a comunidade. Juntos podemos contribuir para o bem-estar de todos, começando com pequenas atitudes no nosso dia a dia”, diz Tatiana Antunes, coordenadora de marketing do shopping. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 2602-3950 e 6658-1511 (WhatsApp) ou pelo site www.patioalcantara.com.br.