Cidade ainda imuniza pessoas com doenças neurológicas crônicas, deficiência permanente e Síndrome de Down a partir de 18 anos de idade, munícipes em geral acima de 60 anos, e trabalhadores da saúde da linha de frente acima dos 18
Cidade ainda imuniza pessoas com doenças neurológicas crônicas, deficiência permanente e Síndrome de Down a partir de 18 anos de idade, munícipes em geral acima de 60 anos, e trabalhadores da saúde da linha de frente acima dos 18Divulgação / Renan Otto
Por Irma Lasmar
SÃO GONÇALO - A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil começa a vacinar novos grupos  contra o coronavírus nesta segunda-feira (31). Já podem receber a primeira dose os profissionais da educação, guardas municipais, e veterinários, todos a partir de 50 anos, estagiários da saúde atuando em hospitais e pessoas com comorbidades acima de 18 anos (diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal crônica, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea, anemia falciforme, cirrose hepática, imunossuprimidos, câncer e obesidade mórbida). Eles devem comprovar vínculo com o município, seja de trabalho ou domicílio.
A cidade também continua imunizando pessoas com doenças neurológicas crônicas, deficiência permanente e Síndrome de Down a partir de 18 anos de idade, munícipes em geral acima de 60 anos, e trabalhadores da saúde da linha de frente acima dos 18. Estão disponíveis doze pontos de vacinação, quatro deles com drive-thru, das 8h às 17h. Esses locais recebem o público até 16h30, para atendê-los até 17h, nos dias de semana, e no sábado até 11h30, para atendimento até meio-dia.
Publicidade
A vacinação contra a Covid-19 para grávidas e puérperas foi suspensa no sábado (29) na cidade devido ao esgotamento das doses da Pfizer na sexta-feira (28). A Secretaria de Saúde e Defesa Civil pode voltar a vacinar este público na terça-feira (1º), já que deve retirar mais 5.850 doses do imunizante da Coordenação Geral de Armazenamento do Estado (CGA), no Barreto, em Niterói, nesta segunda-feira (31).
A segunda dose da CoronaVac está disponível para aqueles que tomaram a primeira dose da mesma marca a partir do dia 17 de abril. Podem se imunizar com a segunda dose da Astrazeneca os gonçalenses que tomaram esta vacina há mais de 3 meses. É preciso observar a caderneta ou o comprovante de vacinação para se procurar os postos nos dias divulgados pelas redes sociais e no site da Prefeitura. Para a segunda dose, deve-se apresentar o comprovante da primeira dose da mesma vacina, aplicada no município. Quem não levar o comprovante ou o apresentar de outra cidade não será imunizado.
Publicidade
São chamadas de doenças neurológicas crônicas as doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; demência vascular); doenças neurológicas crônicas que impactem na função respiratória; indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similares; doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; deficiência neurológica grave e epilepsia.
Consideram-se pessoas com deficiência permanente aquelas que têm impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Este grupo inclui pessoas com: limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar e indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar ou estudar.
Publicidade
Desde o início da campanha, a cidade aplicou a primeira dose em 223.355 pessoas, sendo 28.162 trabalhadores da saúde, 133.570 idosos com mais de 60 anos, 1.692 funcionários e pessoas em Instituições de Longa Permanência (Ilpis), 105 pessoas de residências terapêuticas, dois indígenas, 45 pessoas com síndrome de down, 56.493 pessoas com comorbidades, 96 grávidas, 18 puérperas, 433 pessoas com deficiência permanente e 2.739 acamados. Até as 12h de sábado (29), 135.485 pessoas tinham sido imunizadas com a segunda dose.

Calendário de primeira dose

– De segunda (31) a quarta-feira (2): profissionais da educação a partir de 50 anos, guarda municipal a partir de 50 anos, veterinários a partir de 50 anos, estagiários da saúde atuando em unidade hospitalar, pessoas com comorbidades acima de 18 anos, idosos a partir de 60 anos, profissionais de saúde que estão atuando a partir de 18 anos, pessoas com síndrome de down a partir de 18 anos, trabalhadores da saúde da linha de frente acima de 18 anos, pessoas com doenças neurológicas crônicas e pessoas com deficiência permanente com mais de 18 anos.

– Quinta-feira (3): Feriado de Corpus Christi. Não haverá vacinação.

– Sexta-feira (4) e sábado (5): profissionais da educação a partir de 50 anos, guarda municipal a partir de 50 anos, veterinários a partir de 50 anos, estagiários da saúde atuando em unidade hospitalar, pessoas com comorbidades acima de 18 anos, idosos a partir de 60 anos, profissionais de saúde que estão atuando a partir de 18 anos, pessoas com síndrome de down a partir de 18 anos, trabalhadores da saúde da linha de frente acima de 18 anos, pessoas com doenças neurológicas crônicas e pessoas com deficiência permanente com mais de 18 anos.