Na Maternidade Municipal Mário Niajar, no Alcântara, os bebês já saem vacinados com a BCGDivulgação / Lucas Alvarenga

Por Irma Lasmar
SÃO GONÇALO - Considerada uma das vacinas mais importantes para o recém-nascido, a vacina BCG, que previne a tuberculose, tem seu dia comemorativo em 1º de julho, data em que outrora foi criada. É composta pelo bacilo de Calmette-Guérin (origem do nome BCG), obtido pela atenuação de uma das bactérias que causam a tuberculose. Completam sua composição o glutamato de sódio e a solução fisiológica (soro a 0,9%). O imunizante - que é obrigatório, tem dose única e deve ser aplicado nos primeiros dias de vida ou até os quatro anos de idade - faz parte da rotina da rede municipal de Saúde e está disponível em sete unidades da cidade.
Embora seja de suma importância, teve baixa procura em São Gonçalo em 2020: apenas 54,4% do público-alvo. Em 2019, a cobertura vacinal foi de 112,5%. De janeiro a junho deste ano, 42% dos pequenos gonçalenses receberam a BCG. O coordenador de imunização da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Rafael Vidal, alerta a população para a importância de ter a vacinação em dia.

“A BCG é uma das vacinas mais importantes para o bebê, principalmente nos primeiros meses de idade, pois evita as formas graves da tuberculose. Os pais devem levar a criança ainda recém-nascida a fim de protegê-la o mais rapidamente possível. Na Maternidade Municipal Mário Niajar, no Alcântara, os bebês já saem vacinados. Caso não tenha recebido a vacina na unidade por algum motivo, os pais podem procurar qualquer local que a aplique logo após a alta médica”, explicou.

A BCG protege o bebê dos tipos mais graves da doença, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar (disseminada pelo corpo através da corrente sanguínea). Por ser infectocontagiosa, é transmitida diretamente de uma pessoa para outra pelo ar, por meio de tosse, espirro ou a simples fala, além do compartilhamento de materiais contaminados por gotículas salivares. Pessoas assintomáticas também podem transmitir a doença, que afeta pulmões, ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). O principal sintoma é a tosse, acompanhada de expectoração com sangue, falta de ar e febre.

A característica da vacina é a marca que deixa no braço direito do bebê, local onde normalmente é aplicada. Não se deve colocar nenhum produto, medicamento ou curativo sobre a cicatriz, que nada mais é do que uma reação do corpo. É aconselhável apenas a boa higienização com água e sabão durante o banho e evitar atritos no local. A marca começa a aparecer, normalmente, duas semanas após a aplicação do imunizante e é a prova de que a BCG está fazendo o efeito esperado.

"É importante que a população leve a caderneta, que será avaliada e atualizada de acordo com cada situação, com vistas a reduzir o risco de reintrodução de várias doenças já erradicadas no país, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais, diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças, tanto para o indivíduo como para a saúde coletiva", resumiu Vidal.

Salas de vacinação, dias e horários da BCG em São Gonçalo

Polo Sanitário Washington Luiz, Zé Garoto: segundas, quartas e quintas, das 8h30 às 10h30

Polo Sanitário Hélio Cruz, Alcântara: de segunda a sexta, das 8h às 12h

Polo Sanitário Augusto Sena; Rio do Ouro: segundas e quartas, das 8h às 11h30

Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, Jardim Catarina: quintas, a partir das 13h30

Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, Porto do Rosa: quartas, das 8h às 14h

Clínica Gonçalense do Mutondo: segunda a sexta, das 13h às 17h

Clínica Gonçalense Dr. Zerbini; Arsenal: sextas, das 8h às 12h