O secretário estadual de Polícia Militar, coronel Rogério Figueredo, fez o anúncio durante premiação de PMs do 16° (Olaria), na presença do autor da lei, deputado estadual Coronel SalemaDivulgação / Roberta Trindade

SÃO GONÇALO - Nove meses após a aprovação e sanção da Lei 9.103/20, de autoria do deputado estadual Coronel Salema, que dispõe sobre a blindagem das viaturas da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Polícia Penal do estado do Rio de Janeiro, o secretário estadual de Polícia Militar, coronel Rogério Figueredo, anunciou o início da blindagem dos carros da PM, durante solenidade de premiação dos policiais militares do 16° BPM (Olaria) que mais se destacaram neste ano. Os veículos de Patrulhamento Tático Móvel (Patamo) receberão blindagem nível III - que suporta tiros calibre 7.62 de fuzis FAL, AR-15 e AK-47 - e os tipo radiopatrulha (RP), nível IIIA - que suporta tiros de pistolas.
"Todas as novas viaturas já virão blindadas. Também solicitei à Diretoria de Transporte que faça um desenho de caveirão tipo Patamo, que provavelmente será no modelo Nissan ou Amarok. É um veículo que utilizaremos em regiões como Jardim Catarina, Salgueiro, Acari e no entorno dos complexos do Alemão e da Penha, por exemplo", destacou Figueredo. "São aquisições feitas devido às nossas necessidades e ao cenário que o Rio de Janeiro apresenta".
Publicidade
O texto foi apresentado pelo Coronel Salema em março de 2020 e aprovado em outubro do mesmo ano - duas semanas após a morte do sargento Círio Damasceno Santos, 51 anos. Lotado no 14° BPM (Bangu), o policial foi atingido dentro da viatura durante ataque de criminosos na Avenida Brasil, na altura de Deodoro, na Zona Oeste do Rio. "Temos que resguardar a integridade física dos policiais e essa blindagem é fundamental para preservar a vida de quem está trabalhando nas ruas. Eles precisam ter essa garantia para poder garantir a segurança da população", enfatizou o parlamentar.